Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maior parque eólico offshore em construção do mundo começa a alimentar rede do Reino Unido

Entra em operação a primeira das 277 turbinas do parque eólico Dogger Bank, que deverão produzir energia suficiente para seis milhões de casas quando o projeto for concluído, em 2026

11 out 2023 - 15h21
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira turbina a ser concluída no Dogger Bank, maior parque eólico offshore (em alto-mar) em construção do mundo, começou a abastecer residências e empresas britânicas. O parque eólico anunciou na terça-feira, 10, que a energia da primeira turbina eólica offshore do projeto está agora sendo transmitida para a rede nacional do Reino Unido.

Segundo o anúncio, cada rotação das pás de 107 metros de comprimento da primeira turbina operacional do parque eólico pode produzir energia limpa suficiente para abastecer uma casa média britânica durante dois dias.

O parque eólico Dogger Bank está sendo construído em águas do Reino Unido, a 130 km da costa de Yorkshire, em três fases de 1,2 GW, conhecidas como Dogger Bank A, B e C. Quando a construção estiver concluída, o parque eólico compreenderá 277 turbinas offshore de 260 metros de altura - quase o dobro da London Eye o equivalente ao Rockefeller Center - e terá uma capacidade instalada de 3,6 GW, sendo capaz de produzir energia limpa suficiente para abastecer o equivalente a seis milhões de residências. A previsão de conclusão do parque é 2026.

Segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, a energia eólica offshore é fundamental para a geração de energia renovável e eficiente no país e para alcançar o Net Zero (zero emissões líquidas) até 2050. Ele afirmou que "ao duplicar a aposta nas novas indústrias verdes do futuro, chegaremos lá de uma forma que é ao mesmo tempo pragmática e ambiciosa".

"É por isso que é fantástico ver o maior parque eólico do mundo, Dogger Bank, gerando energia pela primeira vez hoje a partir de águas do Reino Unido, o que não só reforçará a nossa segurança energética, mas também criará empregos, reduzirá as contas de eletricidade e nos manterá no caminho certo para o Net Zero", disse.

Segundo o jornal The Guardian, o endosso do primeiro-ministro ocorre semanas depois de ele ter recebido fortes críticas dos ativistas verdes por recuar nas políticas de Net Zero. O veículo ainda afirma que o governo foi criticado no mês passado, quando um leilão de energia não teve parques eólicos offshore assegurando contratos, apesar de haver potencial para projetos de 5 GW (o que seria suficiente para abastecer 8 milhões de casas).

O Dogger Bank está sendo desenvolvido e construído pela SSE Renewables, empresa de energia do Reino Unido, em uma joint venture com a Equinor e a Vårgrønn (uma joint venture da Eni Plenitude e da HitecVision). O The Guardian afirma que o custo da construção será de £ 9 bilhões.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade