1 evento ao vivo

INTL FCSTone: expectativa de produção nacional 2018/19 de soja sobe 0,13%

1 out 2018
14h26
  • separator
  • 0
  • comentários

São Paulo, 1/10 - A consultoria INTL FCSTone revisou para cima as estimativas para a soja na safra 2018/19. Segundo levantamento de outubro, divulgado nesta segunda-feira, 1º de outubro, a área de plantio deve atingir 35,89 milhões de hectares, aumento de 0,08% ante a projeção anterior, de setembro. Com isso, a produção deve alcançar 119,34 milhões de toneladas, volume 0,13% maior que o estimado no mês passado.

As novas perspectivas representam altas de 2,11% em plantio, quando comparado aos 35,15 milhões de hectares semeados em 2017/18, e 0,05% em produção em relação à temporada anterior.

Houve incremento de área em Estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás. "Neste início de safra, as chuvas ainda não se regularizaram, mas o plantio tem ocorrido sem grandes problemas", avalia a analista de mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi. A produtividade média, estimada em 3,33 toneladas por hectare, não configura um recorde, mas está entre os níveis mais elevados dos últimos anos.

Para o balanço de oferta e demanda da oleaginosa, a perspectiva de uma demanda muito aquecida se mantém em meio ao contexto de guerra comercial, com a China comprando o máximo possível do grão brasileiro.

A estimativa para as exportações totais do grão está em 71,5 milhões de toneladas, o que resulta em baixo volume de estoques. "Caso os Estados Unidos e China entrem em algum tipo de acordo, os volumes exportados pelo Brasil podem acabar sendo menores e gerar alguma folga no balanço de oferta e demanda", diz a consultoria.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade