Ibovespa sobe mais de 1% com maior apetite global por risco
O Ibovespa opera em alta firme nesta terça-feira, superior a 1%, refletindo um maior apetite por risco nos mercados, com impulso externo e dos ganhos em ações do setor financeiro, à medida que os temores em relação ao quadro geopolítico, após o ataque dos Estados Unidos à Venezuela, se dissipam.
Às 11h45, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 1,15%, a 163.727,79 pontos.
O contrato futuro do índice com vencimento mais curto, em 18 de fevereiro, mostrava acréscimo de 1,07%.
Os agentes voltam suas atenções para os fundamentos e para agenda de indicadores macroeconômicos, já que a tensão na Venezuela não dá sinais de piora ou de grande contágio nos mercados.
"Esse movimento [de alta da bolsa] sugere que, no curto prazo, existe disposição dos participantes do mercado para manter posições compradas diante de perspectivas econômicas mais benignas e foco em indicadores macroeconômicos que serão divulgados ao longo da semana", disse Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos.
De acordo com o profissional, a percepção é de que "existe confiança relativamente resiliente apesar de riscos externos, com investidores priorizando a continuidade de fluxos para ativos brasileiros em busca de retorno ajustado ao risco".
Nesta semana, os destaques da agenda local são os dados de produção industrial, na quinta-feira, e os números do IPCA de dezembro e da inflação acumulada em 2026, que saem sexta-feira.
No exterior, os negócios são impulsionados pelas expectativas de cortes na taxa de juros norte-americana. As atenções se voltam para o relatório mensal de emprego dos EUA, que será divulgado na sexta e pode influenciar as expectativas para a política monetária do país.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN avançava 0,30%, em linha com a alta dos preços do petróleo no exterior.
- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 1,11% e BRADESCO PN subia 1,27%. BANCO DO BRASIL ON avançava 0,59%, SANTANDER BRASIL UNIT mostrava alta de 1,09% e BTG PACTUAL UNIT tinha ganho de 1,79%, com o setor bancário impulsionando o índice.
- VALE ON valorizava-se 0,79%, em linha com o avanço dos futuros do minério de ferro na China.
- AXIA ON subia 3,17%, chegando a liderar os ganhos do Ibovespa, após o JPMorgan revisar suas projeções para a ação.
- LOCALIZA PN subia 2,46%, sendo um dos destaques positivos do Ibovespa. A empresa informou na segunda-feira que a Capital Research Global Investors comprou ações preferenciais da companhia, subindo sua participação para 8,79%.
Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em
Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em