PUBLICIDADE

Governo encerra Desenrola com R$53 bi em dívidas renegociadas por 15,1 milhões de pessoas

21 mai 2024 - 17h09
Compartilhar
Exibir comentários

O programa Desenrola Brasil foi encerrado na segunda-feira com um total de 53,07 bilhões de reais em dívidas renegociadas, o que equivale a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), informou nesta terça-feira o Ministério da Fazenda.

Lançado em julho do ano passado, o programa beneficiou 15,1 milhões de pessoas, que renegociaram seus débitos com mais de 600 credores.

"O programa foi um verdadeiro sucesso por ter diminuído o endividamento da população mais vulnerável do país e por ter reduzido o ritmo de crescimento da inadimplência como um todo", disse em nota o secretário de Reformas Econômicas da pasta, Marcos Pinto.

Para o secretário, o programa demandou um aporte "relativamente baixo do governo", com 1,7 bilhão de reais usados como garantia das operações. O valor ficou abaixo dos 8 bilhões de reais previstos inicialmente pela Fazenda.

Em termos de volume renegociado, o programa atingiu a meta anunciada em 2023 de 50 bilhões de reais em dívidas, embora o número de pessoas beneficiadas tenha ficado abaixo dos 37 milhões estimados inicialmente.

Na faixa de devedores com até dois salários mínimos, o Desenrola promoveu renegociações com desconto médio de 90% sobre o valor das dívidas para pagamento à vista e de 85% para os parcelados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade