Governo dá parecer para aeroporto de Congonhas receber voos internacionais
O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou nesta terça-feira que emitiu parecer favorável para o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, receber voos internacionais, atendendo pleito da concessionária que administra o terminal, a espanhola Aena.
"O parecer, no entanto, não representa a autorização final para a operação de voos internacionais" no aeroporto, que é o segundo maior do país em movimentação de passageiros, afirmou o ministério.
Além do parecer, a Aena vai precisar "obter autorizações dos demais órgãos de controle de fronteira (Polícia Federal, Anvisa, Vigiagro e Receita Federal) e, em seguida, protocolar processo formal junto à Anac, órgão responsável pela análise final e pela eventual designação do aeroporto como internacional".
Segundo o ministério, a Aena cumpriu requisitos regulados pela pasta para que o aeroporto opere voos internacionais e citou "potencial da iniciativa para fortalecer a aviação nacional, ampliar a conectividade aérea e impulsionar o desenvolvimento econômico".
A companhia está injetando R$2 bilhões em obras em Congonhas para um novo terminal de passageiros, ampliação de pátio de aeronaves e novas pontes de embarque.
A Aena afirmou em comunicado à imprensa que o parecer favorável é um primeiro passo para uma "eventual internacionalização do aeródromo", citando que é preciso haver interesse das companhias aéreas.
"Se concretizado, o início das operações internacionais só ocorrerá após junho de 2028, com a conclusão das obras de ampliação e modernização do aeroporto de Congonhas, que incluem a entrega de um novo terminal de passageiros", afirmou a empresa.