PUBLICIDADE

Fundos de hedge de criptomoedas crescem mesmo com queda do bitcoin, diz pesquisa

13 mai 2019 - 11h56
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Os fundos de hedge de criptomoedas receberam três vezes mais investimentos no primeiro trimestre deste ano do que no início de 2018, segundo relatório da consultoria PwC e da empresa de investimentos Elwood divulgada nesta segunda-feira.

Representações da moeda virtual bitcoin em foto ilustrativa
08/12/2017 
REUTERS/Benoit Tessier
Representações da moeda virtual bitcoin em foto ilustrativa 08/12/2017 REUTERS/Benoit Tessier
Foto: Reuters

A pesquisa mostrou que os fundos de hedge focados em criptoativos geraram uma média de 4,3 milhões de dólares em investimentos entre janeiro e março, em comparação com 1,2 milhão em janeiro de 2018, sugerindo que a demanda por criptoativos se manteve mesmo quando o bitcoin perdeu 75 por cento do valor.

O preço do bitcoin atingiu pico em dezembro de 2017. Desde então, o mercado de criptomoedas voltado para o varejo tornou-se dominado por fundos de hedge, empresas interessadas em criptomoedas e indivíduos ricos, com investidores individuais em grande parte fugindo e investidores convencionais praticamente ausentes.

A saúde dos fundos de hedge focados em criptomoedas, portanto, oferece uma janela para a demanda por exposição ao mercado mais amplo.

Vários fundos faliram no ano passado, segundo o relatório, deixando a indústria altamente fragmentada. Cerca de 150 fundos de hedge de criptomoedas ativos administram um patrimônio coletivo de 1 bilhão de dólares, com mais de seis em 10 fundos gerenciando menos de 10 milhões. Menos de 10 por cento supervisionam ativos de mais de 50 milhões de dólares, mostrou a pesquisa.

"A indústria de fundos de criptoativos de hoje é provavelmente onde a indústria tradicional de fundos de hedge estava no início dos anos de 1990", disse Henri Arslanian, que supervisiona as criptomoedas na PwC, em um comunicado.

O relatório, baseado em informações transmitidas por gestores em 100 fundos de hedge de criptomoedas, mostrou que tais fundos tiveram no ano passado uma perda média de 46 por cento.

O bitcoin era negociado a 7.506 dólares nesta segunda-feira, em alta de 8 por cento e perto do maior nível em nove meses. A moeda disparou 14 por cento no sábado, a segunda maior alta diária este ano, atingindo maior valor desde o início de agosto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade