Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fórum da Liberdade abordará seis temas para entender o mundo

8 abr 2010 - 14h22
Compartilhar

Com o objetivo de discutir "Seis temas para entender o mundo", o 23° Fórum da Liberdade será realizado nos dias 12 e 13 de abril, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre. A ideia do fórum é reunir diversas vertentes políticas, buscando um debate aberto das diferentes visões dentro do tema proposto.

Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e ex-presidente do Brasil
Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e ex-presidente do Brasil
Foto: Divulgação

Neste ano, a organização do fórum foi buscar na obra de Ludwig Von Mises as seis questões que constituirão as temáticas do evento ¿ o capitalismo, o socialismo, a inflação, a política e as ideias, o intervencionismo e o investimento estrangeiro.

A palestra de abertura, às 18h da segunda-feira 12, será feita pelo presidente do conselho de administração e diretor-executivo da Renault S.A. e da Nissan Motor Co. Ltd., Carlos Ghosn. Ele também é diretor da Fundação Fórum Econômico Mundial.

Ainda no primeiro dia do fórum, Pedro Moreira Salles, presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, Eliodoro Matte, presidente do Conselho de Administração das Empresas CMPC S.A., e Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, participarão do painel sobre capitalismo.

Na manhã de terça-feira será a vez de Rodrigo Constantino, colunista do jornal O Globo, do professor universitário João Quartim de Moraes e do professor de Economia da Universidad San Francisco de Quito, Juan Fernando Carpio, abordarem o socialismo. Por sua vez, Tom Woods, um dos principais nomes do Instituto Ludwig von Mises, o consultor de empresas Stephen Kanitz e o economista Ricardo Lopez Murphy falarão sobre inflação.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, fará uma palestra, às 14h, do dia 13. Depois de ser cotado para ser candidato a governador de Goiás, ao Senado e a vice-presidente na chapa da petista Dilma Rousseff, Meirelles anunciou no dia 1º de abril sua permanência na presidência do Banco Central. Ele justificou sua decisão, após dias de suspense, com a preocupação em manter a estabilidade econômica e disse que atendeu a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O intervencionismo vai ser debatido entre o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Arthur Badin, Eduardo Marty, diretor-executivo da Junior Achievement da Argentina, e David Friedman, PhD em Física pela Universidade de Chicago e professor de Direito na Santa Clara University.

Já Xingyuan Feng, professor da Academia Chinesa de Ciências Sociais e vice-presidente do Instituto Cathay para Assuntos Públicos (CIPA), o economista Fernando Navarrete e o empresário David Neeleman discutirão o investimento estrangeiro.

No sexto e último painel, o presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente da Bolívia (2001 a 2002), Jorge Quiroga, debaterão sobre políticas e ideias.

As inscrições para o fórum podem ser feitas pelo site http://www.forumdaliberdade.com.br/fl2010/.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra