Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Forbes': saiba coisas que um chefe não deve dizer a um empregado

26 nov 2012 - 07h50
Compartilhar

A revista Forbes, em seu site, publicou nas últimas semanas um artigo sobre o que os funcionários não deveriam comentar com seus superiores. Agora, a mesma publicação resolveu fazer uma lista sobre o que os superiores nunca devem falar a seus subordinados. Dentre os principais temas estão fazer pouco caso das reclamações do subordinado, fazer comentários sexistas ou ter um discurso diferente da realidade da empresa.

Confira a lista dos itens preparada pela publicação americana.

1 - "Eu pago seu salário. Você tem que fazer o que eu digo".

Segundo a revista, uma colocação como essa soa ditatorial. Para a publicação, os bons líderes inspiram, ensinam, encorajam e estão à disposição de seus subordinados.

2 - "Você tem muita sorte em receber este bônus. Outras empresas estão dando apenas um peru congelado a seus empregados".

Um bom gerente sempre é feliz em recompensar empregados que contribuíram com os bons resultados da empresa.

3 - "Eu estava aqui ontem à noite até tarde e na manhã de sábado. Onde você estava?"

Não é porque um superior trabalha sete dias por semana que um subordinado terá que fazer igual.

4 - "Você deve estar aqui porque nós não vamos discriminar você por ser mulher".

Um superior nunca deve discriminar um subordinado e nunca deixa-lo se senti vulnerável, direta ou indiretamente, por causa de seu gênero religião, filiação política ou raça.

5 - "Nós temos que cortar custos (ao mesmo tempo que um gerente da empresa está ganhando uma sala nova)".

Quando se enfrenta tempos difíceis, os subordinados respeitam superiores que vivem esses desafios junto a eles. Ao contrário, eles se ofendem com superiores que desfrutam de outro padrão durante essas épocas.

6 - "Eu não quero ouvir suas reclamações".

Como superior, você deve estar sempre procurando por feedback em relação ao seu trabalho, mesmo que ele for negativo. Mesmo que a reclamação for a respeito de um problema que não pode ser solucionado, dê um minuto ou dois a seu subordinado, o que pode representar um símbolo de lealdade.

7 - "Nós sempre fizemos assim".

Esse tipo de declaração certamente é uma maneira de esmagar a inovação. Um posicionamento melhor seria: "o que você sugere que possamos fazer para melhorar?".

8 - "Você está fazendo um trabalho horroroso".

Um superior deve dar suporte (recursos, investimento, um tempo definido para a finalização e treinamento) para seu subordinado. Um superior deve dar instruções e, ao final desse diálogo, pedir para que o subordinado repita o que foi lhe passado, para assegurar que tudo foi entendido. Se um subordinado comete repetidos erros ou a tarefa passada não é possível de ser realizada por uma pessoa com aquelas qualificações ou o subordinado recebeu instruções não claras.

9 - "Você é estúpido, o pior profissional de todos".

Fúria, xingamentos e menosprezo são uma lança no coração dos subordinados. Chefes devem agir com civilidade e profissionalismo. Uma reprimenda construtiva, quando necessária, deve ser feita de maneira moderada e em um local privativo, não em público.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra