Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Europa deve se preparar para assumir papel mais importante como porto seguro global, afirma Kocher, do BCE

9 fev 2026 - 08h28
Compartilhar
Exibir comentários

A Europa deve se preparar para desempenhar um papel mais importante nas finanças globais dada a retração do dólar, e precisa fortalecer sua arquitetura financeira para que o euro conquiste uma maior participação no mercado, afirmou Martin ‌Kocher, membro do Banco Central Europeu.

Na semana passada, o BCE revelou planos para ampliar o acesso ao seu mecanismo de ‌liquidez do euro numa tentativa de impulsionar a posição global da moeda, e afirmou que fornecerá aos líderes da UE uma "lista de tarefas" na esperança de que a reforma financeira ganhe finalmente maior urgência.

As medidas do BCE surgem num momento em que as relações cada vez mais turbulentas da Europa com os Estados Unidos e a maior concorrência econômica da China ‍estão abalando os alicerces da política econômica e de defesa, forçando os líderes a repensar o papel da UE no cenário global.

"Temos observado um papel mais forte do euro há algum tempo", afirmou Kocher, presidente do banco central da Áustria, em entrevista.

"Estamos vendo mais interesse no euro e acho que essa é uma das ‌razões pelas quais estamos vendo uma certa valorização do euro, e por que o ‌euro está se tornando mais uma moeda porto seguro", disse ele.

O euro valorizou 14% em relação ao dólar em um ano, em parte devido ao enfraquecimento da confiança nos EUA dadas as políticas comerciais erráticas, e em parte ao aumento da confiança na Europa, com maiores gastos em defesa e infraestrutura.

PAPEL MAIS IMPORTANTE

Mais da metade das reservas cambiais globais ainda são mantidas em dólares, mas isso tem diminuído constantemente ao longo da última década e espera-se um recuo ainda maior, beneficiando em parte o euro, que tem cerca de 20% de participação no mercado.

Kocher disse que esse realinhamento global pode significar um papel maior para o euro e que o bloco precisa estar preparado.

"Não é um objetivo desempenhar um papel mais importante como o euro internacionalmente, mas podemos ser forçados a fazê-lo", disse ele. "É importante estar bem preparado."

"É por isso que estamos discutindo recompras internacionais, swaps ou quaisquer outros instrumentos disponíveis para estabilizar o sistema financeiro internacional", disse Kocher. "É uma preparação e faz parte do mandato de sustentar a estabilidade financeira."

A presidente do BCE, Christine Lagarde, deverá anunciar os detalhes da renovada linha de apoio ao euro do BCE, comumente conhecida como linhas de recompra, ainda esta semana.

Sobre a política monetária da zona do euro, Kocher disse que se sente confortável com ela e ‌que seria necessária uma mudança significativa no ambiente para que o BCE discuta o ajuste de sua postura.

O BCE manteve os juros na semana passada e apresentou uma perspectiva tão equilibrada que os investidores não preveem qualquer mudança nas taxas este ano.

"Acho que os riscos estão equilibrados agora", disse Kocher. "Tanto em relação às perspectivas de inflação quanto em relação às perspectivas econômicas."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade