PUBLICIDADE

ENTREVISTA-Produtividade do canavial do centro-sul cairá ao fim da safra, diz Unica

6 set 2017 - 14h35
(atualizado às 15h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Os canaviais do centro-sul do Brasil provavelmente perderão produtividade na fase final da safra atual devido ao clima seco, que deverá também afetar a colheita do ano que vem, afirmou o diretor-técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) à Reuters.

Trator carrega cana-de-açúcar em canavial em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, Brasil
15/09/2016
REUTERS/Nacho Doce
Trator carrega cana-de-açúcar em canavial em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, Brasil 15/09/2016 REUTERS/Nacho Doce
Foto: Reuters

Antonio de Padua Rodrigues disse que as expectativas positivas do início do ano, após as chuvas acima da média em abril e maio, cederam a preocupações quando algumas regiões do principal Estado produtor, São Paulo, ficaram cerca de 70 dias sem chuvas, de meados de junho até o final de agosto.

"Ainda temos o último terço da safra a processar, e essa fatia deve ter rendimentos muito piores do que a cana colhida até agora", disse Rodrigues.

    De abril a meados de agosto, o centro-sul do Brasil processou 343 milhões de toneladas de cana em uma safra projetada pela Unica para alcançar 585 milhões de toneladas.

No ano passado, a região processou 607 milhões de toneladas.

    Embora o teor de açúcar na cana aumente com o tempo seco, é improvável que compense grandes perdas no peso da cana por hectare.

    "Permanece muito seco. Os canaviais plantados em julho e agosto receberam pouca água. Terá um impacto no ano que vem", disse ele.

De acordo com o Thomson Reuters Agriculture Weather Dashboard, o clima no Estado de São Paulo permanecerá seco pelo menos até 20 de setembro, quando são esperadas algumas chuvas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade