Economia da Alemanha enfrenta crescimento fraco em 2026 por desaceleração do comércio global, diz instituto IW
A recuperação econômica da Alemanha permanecerá moderada no próximo ano à medida que as exportações enfrentam dificuldades e o comércio global desacelera, de acordo com uma previsão do Instituto Econômico Alemão IW vista pela Reuters nesta sexta-feira.
O IW prevê que o Produto Interno Bruto real da Alemanha crescerá apenas ligeiramente este ano, 0,1%, antes de atingir 0,9% no próximo ano, marcando um aumento notável após dois anos de contração.
Entretanto, cerca de um terço desse crescimento será devido a um efeito de calendário, com quase dois dias e meio a mais de dias úteis disponíveis do que em 2025, de acordo com o IW.
Em outubro, o Ministério da Economia da Alemanha revisou para cima sua previsão para 2025, a um crescimento de 0,2%, e espera expansão de 1,3% em 2026.
O impacto negativo das políticas tarifárias dos Estados Unidos e as contínuas tensões geopolíticas estão cada vez mais evidentes em todo o mundo: após um aumento de 4,5% em 2025, o comércio mundial deve crescer apenas 1,5% em 2026.
O estresse do comércio exterior continua a pesar sobre o investimento do setor privado na Alemanha, enquanto os planos de investimento do governo não devem se materializar significativamente no próximo ano, disse o IW.
No entanto, a expectativa é de que os investimentos privados e públicos, em conjunto, contribuirão com 0,5 ponto percentual para o crescimento em 2026.
Os gastos do consumidor devem permanecer abaixo do potencial, apesar de a inflação ter se estabilizado em cerca de 2%, já que as perspectivas de emprego permanecem fracas, disse o IW.