PUBLICIDADE

Dólar recua em geral após Powell dizer que payroll não pressiona inflação

4 jan 2019 - 20h11
Compartilhar
Exibir comentários

O dólar recuou de forma generalizada nesta sexta-feira, 4, após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, defender que os números do relatório de empregos (payroll) americano não geram pressão inflacionária e mostrar otimismo com a economia americana.

No fim da tarde em Nova York, o euro subia a US$ 1,1398 e a libra avançava a US$ 1,2732, enquanto o dólar tinha alta a 108,48 ienes.

O dólar abriu mão dos ganhos da manhã e recuou em relação a outras moedas fortes e emergentes após Powell afirmar que os resultados do payroll, que mostrou que a criação de vagas de trabalho no país atingiu quase o dobro da projeção de analistas, não gera pressão inflacionária. "Ao não insistir excessivamente nos dados fortes de emprego, o presidente do Fed conseguiu reverter os ganhos da moeda", pontua a Continuum Economics.

Com isso, Powell sinaliza que a instituição poderia desacelerar a trajetória de alta gradual de juros. Em um painel com os ex-presidentes do Fed Janet Yellen e Ben Bernanke, o dirigente também afirmou que dados recentes sugerem um bom momento para a economia americana em 2019 e sinalizou perspectivas otimistas para investidores depois que, a quinta-feira, a apreensão dominou os mercados com a retomada dos temores de uma possível recessão.

Com isso, o apetite por risco imperou nos mercados internacionais, ao mesmo tempo em que o otimismo com o comércio levou investidores a buscarem por ativos mais arriscados. Hoje, o governo de Pequim confirmou a ida de uma delegação americana ao país para dar continuidade às discussões sobre divergências em relação à questão, o que poderia aproximar as duas maiores economias do mundo de um acordo.

O enfraquecimento generalizado do dólar também impulsionou emergentes e levou o peso mexicano, por exemplo, a atingir o maior nível desde outubro. A moeda americana recuou de 19,6262 pesos mexicanos na quinta a 19,4431 pesos hoje. (Com informações da Dow Jones Newswires)

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade