0

Dólar recua ante rivais após resultado acima do esperado da balança chinesa

12 abr 2019
18h14
  • separator
  • 0
  • comentários

O dólar se enfraqueceu nesta sexta-feira, 12, após a divulgação de dados macroeconômicos da China, que vieram melhores do que o esperado, enquanto o euro, por sua vez, avançou por causa da produção industrial na zona do euro.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 112,03 ienes e o euro avançava a US$ 1,1298 e a libra subia para US$ 1,3072.

As exportações da China mostraram forte recuperação em março, conforme os dados divulgados pela Administração Geral da Alfândega do país. Os embarques em dólares mostraram alta de 14,2% frente ao observado um ano antes, revertendo o tombo de 20,7% observado no primeiro bimestre. O desempenho ficou acima do previsto por analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam aumento bem menor, de 8,2%.

Além disso, o volume de novos empréstimos liberados na China avançou de 885,8 bilhões de yuans em fevereiro para 1,69 trilhão de yuans em março, diminuindo os temores em relação a intensidade da desaceleração global. Ambos os indicadores pressionaram o dólar e a moeda japonesa. Contudo, com a alta de 0,6% do índice de preços das importações na passagem de fevereiro para março, a divisa americana ganhou força, mas ainda exibiu perdas. O índice DXY, que mede a moeda americana contra uma cesta de outras seis divisas fortes, recuou 0,21%, para 96,972 pontos.

Na Europa, o euro foi apoiado pela divulgação da produção industrial da zona do euro, que caiu 0,2% em fevereiro ante janeiro. O dado surpreendeu os analistas do mercado, que previam queda ainda maior, de 0,6%.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade