PUBLICIDADE

Ainda dá tempo: todas as informações para declarar IR no prazo

Entrega com atraso gera multa de, no mínimo, R$ 165. Confira as informações para entregar o IR no prazo e não ter problemas com a Receita.

26 mai 2022 16h20
| atualizado às 16h23
ver comentários
Publicidade
Foto: Adobe Stock

Chegaram os últimos dias para entregar a declaração do imposto de renda relativo ao ano de 2021. O prazo vai até 31 de maio, e a entrega pode ser feita por meio do aplicativo no celular, de sistema no computador ou online, no site da Receita Federal. E é muito importante respeitar esse prazo: de acordo com a Receita, a multa para quem entrega com atraso é de no mínimo de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do valor do imposto devido. Após o prazo de entrega é possível ainda retificar a declaração, caindo ou não na malha fina.

Então, não precisa se desesperar, ainda dá tempo de entregar a sua declaração do IR de 2022. Para ajudar, separamos uma lista com as informações que você pode precisar consultar para encerrar a sua declaração. Fique atento nos links abaixo para acessar as matérias completas:

- Se você não sabe se tem todas as informações que pode precisar para preencher a sua declaração, confira no link nossa lista com todos os documentos necessários para preparar a declaração do IR

- Para quem investiu em ações: Mesmo quem não teve lucro ou investiu pouco tem que declarar, veja os aplicativos que podem te ajudam a declarar o IR de ações.  

- Investiu em criptomoedas: Veja todos os casos em que elas precisam ser declaradas e como declarar ganhos com criptomoedas no IR.

- Contribuinte de primeira viagem: quais informações importantes para quem vai declarar o IR pela primeira vez com dicas de especialista. 

- Para quem é microempreendedor: Saiba como funciona a declaração de IR para MEI

- Se tomou crédito: saiba como declarar empréstimo consignado

- Trabalhador, aposentado ou pensionista: veja como deduzir contribuições do INSS no IR.

Redação Dinheiro em Dia
Publicidade
Publicidade