Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De professora de inglês aos 14 anos a CEO de empresa: Profissional relembra 1º salário

Ana Debiazi encabeça um time enxuto que busca bons negócios. O que a motivou a crescer foi a vontade de ganhar mais

8 jun 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Ana Debiazi
Ana Debiazi
Foto: Divulgação

A vontade de crescer, ir além e alçar novos voos levou adolescente de 14 anos, que dava aula de inglês para fazer uma renda extra, a se tornar a CEO da Leonora Ventures, uma companhia que auxilia no desenvolvimento, e facilita investimentos em ideias inovadoras. Ana Debiazi chegou à empresa com o objetivo de fechar uma rodada de investimento em um tempo médio de 40 a 45 dias, e conseguiu isso em três dias de aplicação.

A jornada dela não foi fácil, mas o que a levou a esse sucesso foi o espírito empreendedor, e a vontade de contribuir para a sociedade de maneira efetiva. Quando adolescente, começou dando aulas de inglês em casa para crianças, e, pouco a pouco, foi expandindo a atuação para escolas de sua cidade natal, Campo Grande (MS).

Quando estava no terceiro ano do ensino médio, em 1999, começou a trabalhar aos finais de semana como secretária em uma escola e um cursinho preparatório. “Eu ganhava R$ 150 e mais o cursinho pré-vestibular”, explica. Para ela, ver o fruto de seu trabalho trouxe a sensação de pertencimento.

“Foi a melhor sensação do mundo. Sensação de pertencimento, de ‘quero mais, quero ganhar mais’! Sabe aquela sensação de: se eu ganhei isso e posso comprar isso fazendo isso, imagina o que posso fazer e comprar ganhando mais e trabalhando mais”, relembra.

Em busca de um futuro melhor

Ana guardava todo o salário para que pudesse prestar os vestibulares das universidades das quais queria se candidatar. USP, Unicamp, Unb, e UFMS foram as escolhidas por ela. “Como meu pai não tinha uma ótima condição financeira, eu sabia que precisava guardar dinheiro para poder bancar as idas”, destaca.

Com todo o esforço, ela conseguiu a aprovação em Economia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e iniciou a trajetória profissional na Santa Casa. Tornou-se analista financeira da entidade, onde assumiu a coordenação de faturamento e ficou à frente de um time de mais de cem pessoas, com somente 22 anos. 

Pouco depois, entrou no setor industrial, uma área predominantemente masculina, em especial naquela época. A inquietação de Ana veio logo após perceber que seu salário não era equiparado com seu cargo pelo fato de ser mulher. O fato foi determinante para um novo salto.

Virada de chave

Em 2017, ela se mudou para Florianópolis, e começou a atuar no segmento de startups. A transformação não ocorreu só no ramo empresarial, mas no olhar que tinha para o negócio. Sua primeira experiência foi na 1Doc, onde viu por outro prisma o setor comercial, e passou a entender que, na área de inovação, a realidade é outra: a ideia é trabalhar com menos pessoas e trazer muito mais resultados.

Com uma vasta bagagem em startups e fundo de investimento, ela chegou à Leonora Ventures, uma associação multinacional e uma empresa nascida de uma companhia com 40 anos de mercado. Alcançou rapidamente o objetivo de fechar a rodada de investimentos, e dobrou a meta de cinco startups, passando para oito em 2021.

Agora, o intuito é alcançar todos os escopos propostos para que a empresa se torne a marca mais conhecida de open innovation e hub de inovação. Com mais de 15 anos de experiência, Ana encabeça um time enxuto de dez colaboradores, em busca de bons negócios.

Depois de identificar as oportunidades, ela ajuda as novas empresas a crescer e se desenvolver. No modelo de liderança horizontal, a CEO delega as funções e acompanha os resultados e as dificuldades.

“Meu maior desafio é fazer com que hoje a Leonora Ventures seja a maior empresa de inovação de Santa Catarina, amanhã, da região Sul, e, depois, do Brasil e do mundo. Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho”, finaliza ela. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade