Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cultura de CLT: Como superar o medo de empreender - vídeo

O que explica o medo de empreender ser tão recorrente no Brasil? Assista ao vídeo

17 nov 2022 - 09h13
Compartilhar
Exibir comentários
Cultura de CLT: Como superar o medo de empreender:

A arcaica Cultura de CLT ensina que ter carteira assinada é a única e mais segura forma de ter renda. Felizmente, muita gente já pensa diferente. Benefícios, segurança e estabilidade. Esses são alguns dos principais motivos apontados por brasileiros que se recusam a pensar além da carteira de trabalho. 

O Atlas dos Pequenos Negócios lançado pelo Sebrae indica que o número de trabalhadores autônomos subiu em mais de 5 milhões entre 2012 e 2021, enquanto microempresas totalizam hoje, cerca de R$ 420 bilhões em renda por ano. 

É justamente nesse contexto que entram iniciativas empreendedoras como a  Honest Market Brasil, franquia de minimercados que se baseia no sistema self-checkout, dispensando a presença de funcionários. 

“Por mais que as pessoas pensem que empreender demanda ideias grandiosas e inovadoras, o que não é real, o nosso país também sofre com muitas instabilidades políticas e econômicas, dando força a este senso comum”, diz Ana Paula Moraes, co-fundadora do Honest Market Brasil, que hoje conta com mais de 100  franquias ao redor do país, majoritariamente em condomínios e  prédios comerciais. 

É preciso perder o medo de empreender

Colocar a mão na massa nem sempre é fácil, mas é a única forma de acabar com esse medo de empreender.

“A pessoa que deseja empreender precisa, em primeiro lugar, fazer uma análise de riscos. Esse raciocínio ajuda a entender até que ponto suas vidas e finanças podem ser impactadas. É preciso se perguntar ‘E se tudo der errado?’ e destrinchar os cenários possíveis para ter com mais clareza o impacto de cada decisão”, alerta Ana Paula. 

Além disso, é preciso ter cabeça boa para encarar os dias ruins ― que inevitavelmente virão. 

“Dar o primeiro passo não significa que as coisas vão se concretizar. Os clientes nem sempre vão achar tudo perfeito e nem sempre serão dias de glória. Para ser um bom empreendedor, é necessário enxergar as derrotas como aprendizado e oportunidade de melhoria. O mercado procura pessoas que fazem o básico, bem feito”, diz ela. 

Ana Paula Moraes, do Honest Market Brasil
Ana Paula Moraes, do Honest Market Brasil
Foto: Divulgação

Para que essa mentalidade mude, é preciso superar a ideia difundida desde a escola de que o regime CLT é a única saída, afina, falta ensino de educação financeira básica na escola brasileira.

“Os jovens precisam se aproximar da ideia de que empreender não é um bicho de sete cabeças. A multidisciplinaridade profissional e a gestão de uma companhia deve ser apresentada como uma possibilidade desde cedo”, defende. 

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra