PUBLICIDADE

Como você pode ganhar 81.030 minutos em 2022

Puxe o celular. Delete o WhatsApp. Isso, tenha coragem. Apague. Se você quiser, pode reinstalar depois.

7 jan 2022 16h53
ver comentários
Publicidade
Como você administra o seu tempo?
Como você administra o seu tempo?
Foto: Unsplash

A reclamação que eu mais ouço é "não tenho tempo". O que é compreensível. E é um absurdo. 

A única coisa que é sua de nascença, é o tempo que você tem aqui nesse planeta. É seu ativo mais precioso. Todo o resto você pode perder. Mas seu tempo já está ganho. 

Só que ninguém sabe quanto tempo terá. Resta aproveitá-lo da maneira mais proveitosa. Que tal aproveitar o Ano Novo para começar?

Eu já li um bocado sobre o tema "tempo", que tem a ver com filosofia, no sentido clássico da palavra: “a sabedoria de viver". Li também muito sobre como organizar seu tempo. Testei algumas técnicas. Continuo fuçando. Aprendi algumas coisas.

No meu trabalho, encontro muitas pessoas que têm dificuldade para administrar seu tempo. Executivas, empreendedores, profissionais. Vários me dizem que seus filhos, jovens na faculdade, até crianças, sofrem muito com isso.

Se eu puder ajudar você a ter mais tempo, terei usado bem o meu. Vamos começar? 

Puxe o celular. Delete o WhatsApp. Isso, tenha coragem. Apague. Se você quiser, pode reinstalar depois. Fique tranquila. 

Em caso de alguma emergência familiar ou profissional, as pessoas importantes têm seu telefone e vão te ligar. Se não têm ainda, mande imediatamente. 

Agora apague o Facebook. E o Messenger. E o Instagram, Telegram, Twitter, LinkedIn. 

Você acaba de ganhar 3 horas e 42 minutos por dia. 

Fique três dias assim. Depois mais três. Depois… pra sempre?

O brasileiro é o terceiro povo que mais tempo passa usando redes sociais: 222 minutos por dia. Só perdemos dos filipinos e colombianos, segundo nova pesquisa da Hootsuite / We Are Social.

Veja, isso aí é a média. Você talvez passe “só” uma hora diária nas redes sociais. Ou talvez passe sete.

222 minutos por dia? Dá para ler uns três livros por semana. Aprender uma nova língua em um ano. Estudar algo que vai ser muito importante para sua vida profissional. Voltar a malhar. Passar mais tempo com quem você ama. Ou um pouco de tudo isso, e mais o que te inspirar naquele momento. 

Atenção: se você usa rede social profissionalmente, pra vender produto ou serviço, pra colaborar com colegas, é diferente. É trabalho. Estou falando de tempo jogado fora, não tempo investido.

Dá pra viver sem ter redes sociais no celular? É muito fácil e você vai se acostumar em alguns dias, porque é absolutamente natural. 

Artificial é estar conectado direto. Ansioso que está perdendo algo importante, mergulhado em abobrinhas sobre famosos ou no escândalo político do dia.  Ir pra praia e ficar digitando feito doido, em vez de curtir as pessoas, o sal e o sol.

Talvez só de pensar em apagar os apps, você já esteja sofrendo uma crise de ansiedade. É como toda decisão de ano novo. Como fazer regime, parar de fumar ou começar a malhar. Às vezes funciona melhor ir por etapas.

Se é esse o caso, minha proposta modesta para você: mantenha as redes no celular, mas desligue todas - TODAS - as notificações. É um ótimo começo. Prometo.

Três horas e 42 minutos por dia são 81.030 minutos em um ano! É tempo suficiente para mudar de vida. 

Mas será que você quer mais tempo para cuidar bem da sua vida, ou mais tempo para postar mais fotos no Instagram?

O tempo é seu. Você decide. Eu já decidi. Não tenho mais nenhuma rede social no celular. Só o WhatsApp, que uso pouco, com notificações desligadas. Se eu consigo, você consegue. 

Um ótimo ano!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade