Como vai funcionar o Pix Parcelado? Entenda em perguntas e respostas
Nova modalidade do Pix foi anunciada em abril pelo Banco Central; previsão é de que o órgão padronize regras neste mês
O Pix Parcelado é uma nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC). A novidade foi anunciada em abril e a previsão é que ela esteja disponível e regulamentada já a partir deste mês de setembro.
Vista como uma alternativa ao parcelamento no cartão de crédito, o Pix Parcelado já é oferecido por algumas instituições financeiras. A intenção do Banco Central agora é padronizar as regras. Veja a seguir perguntas e respostas sobre a nova modalidade.
O que é o Pix Parcelado?
Segundo o BC, o Pix Parcelado possibilita a tomada de crédito pelo pagador para permitir o parcelamento de uma transação Pix. Quem estiver recebendo terá acesso a todo o valor instantaneamente, enquanto o pagador terá parcelas ao longo de um tempo determinado para quitar o total.
O BC afirma que a funcionalidade tem potencial para estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, funcionando como uma alternativa para quem não tem acesso a crédito.
O uso do Pix Parcelado não será restrito a pagamentos: ele poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências, diz o BC.
Como o Pix Parcelado vai funcionar?
Na prática, para o consumidor, o funcionamento do Pix Parcelado é semelhante ao de um parcelamento no cartão de crédito. Mas a modalidade vai permitir parcelar a compra diretamente pela conta bancária, sem precisar do cartão. O BC estima que 60 milhões de pessoas não tenham cartão de crédito no Brasil.
O cliente poderá parcelar o valor a ser pago, com o acréscimo da taxa de juros aplicada. A expectativa é que as taxas de juros no Pix Parcelado sejam mais baixas, devido ao potencial de diminuição de custos nessas operações, tanto para lojistas como para clientes, com a eliminação de intermediários.
Quais as diferenças entre o Pix Parcelado e o cartão de crédito?
Ao escolher pagar uma compra com o cartão de crédito, o cliente pode dividir o valor do produto ou serviço em parcelas, sem precisar desembolsar o dinheiro na hora. Ele paga somente após o fechamento da fatura e conta com um limite de gastos mensais definido pelo banco.
No Pix Parcelado, de forma semelhante ao parcelamento no cartão de crédito, o cliente também não precisará ter o valor total disponível na conta no momento da compra. Assim como no cartão de crédito, haverá um limite de gastos definido pela instituição financeira.
A principal diferença entre o Pix Parcelado e o cartão de crédito para os clientes estará nas taxas e juros cobrados. Embora variem conforme a instituição, a expectativa do BC é de que a nova modalidade de pagamento ofereça taxas mais vantajosas para o comprador. Apesar de ambos exigirem conta em instituição financeira, o acesso ao Pix Parcelado deverá ser mais fácil do que ao cartão de crédito.
Para os lojistas, a principal diferença está no recebimento do valor. No cartão de crédito, o prazo para acesso ao dinheiro varia conforme o plano contratado com a fornecedora da maquininha; no Pix Parcelado, o recebimento será instantâneo.
O Pix Parcelado já existe?
Bancos já oferecem a opção de fazer pagamentos com o Pix Parcelado para alguns perfis de clientes, com a cobrança de juros, nas modalidades de empréstimo pessoal (com parcelas descontadas da conta bancária) e cartão de crédito (com parcelas na fatura).
A intenção do Banco Central agora é justamente padronizar as regras, aumentando a abrangência da nova modalidade.
Quando o Pix Parcelado será regulamentado?
O BC anunciou a regulamentação do Pix Parcelado para setembro, mas sem especificar uma data.