Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comitê vai criar grupo de trabalho sobre cortes de geração de energia de usinas eólicas e solares

'Sobra' de eletricidade está produzindo um conflito entre os geradores de energia eólica e solar e a Aneel e o ONS

6 mar 2025 - 15h58
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu nesta quinta-feira criar um grupo de trabalho (GT) para tratar do problema de cortes de geração de energia, conhecido no jargão do setor como "curtailment". Em nota, foi informado que esse grupo vai coordenar ações, realizar diagnóstico, além de avaliar e propor medidas de "planejamento, regulatórias e operacionais" para mitigar cortes de geração renovável.

Como mostrou o Estadão, a "sobra" de eletricidade está produzindo um conflito entre os geradores de energia eólica e solar e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema (ONS). No ano passado, essas geradoras, localizadas principalmente no Nordeste, foram impedidas de produzir energia, sob o argumento de que estavam adicionando riscos ao funcionamento do sistema elétrico.

'Sobra' de eletricidade está produzindo um conflito entre os geradores de energia eólica e solar e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema (ONS).
'Sobra' de eletricidade está produzindo um conflito entre os geradores de energia eólica e solar e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema (ONS).
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

O Comitê cita como exemplo a ampliação e reforços da rede de transmissão, a indicação de "novos compensadores síncronos" para a região Nordeste, bem como a antecipação de obras de linhas de transmissão.

Além disso, é mencionado "aperfeiçoamentos" dos modelos dinâmicos das usinas renováveis e da metodologia de corte de geração. O GT vai tratar também da programação dos cortes de produção de energia, ou seja, do plenejamento de quando essas interrupções poderiam ocorrer.

Outra frente de discussão é a utilização de sistemas de armazenamento de energia - o que poderia ajudar a mitigar o problema. Na primeira reunião será estabelecido o plano de trabalho.

O grupo será coordenado pela Secretaria de Energia Elétrica, de Gentil Nogueira, com partição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade