PUBLICIDADE

Campos: cálculo do PIB fará projeções caírem "um pouquinho"

De acordo com o IBGE, a atividade econômica do segundo trimestre recuou 0,1% em relação ao primeiro trimestre do ano

1 set 2021 09h44
| atualizado às 11h09
ver comentários
Publicidade
Roberto Campos Neto
Roberto Campos Neto
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu nesta quarta-feira, 1º, que o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre veio "um pouquinho" mais fraco do que o que mercado esperava, mas em linha com a projeção do órgão.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB recuou 0,1% em relação ao primeiro trimestre do ano.

"Provavelmente devemos ter uma revisão um pouquinho para baixo nas projeções do PIB para o ano corrente. A gente já tinha um número de crescimento para 2021 um pouco abaixo do previsto pelo mercado", afirmou, em audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

O resultado veio abaixo das estimativas de economistas que, na maioria, esperavam crescimento de 0,2%. O intervalo das projeções ia de queda de 0,3% a alta de 0,7%.

Campos Neto avaliou que o desempenho da agropecuária, que recuou 2,8%, e dos investimentos, que diminuíram 3,6%, vieram abaixo do previsto. Ele afirmou, no entanto, que não viu o resultado nos detalhes ainda.

Estadão
Publicidade
Publicidade