Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil precisa prosseguir com ajustes na economia e reforma da Previdência, reitera Ilan

15 jan 2019 - 16h54
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, reiterou nesta terça-feira que o Brasil precisa prosseguir com os ajustes na economia, especialmente com a reforma da Previdência, para garantir um caminho de sustentabilidade fiscal e maior crescimento.

Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, durante entrevista em Brasília 3/04/2018. REUTERS/Adriano Machado
Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, durante entrevista em Brasília 3/04/2018. REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Falando em evento em Genebra, na Suíça, Ilan também avaliou que as políticas monetárias em países emergentes enfrentam desafios maiores, num cenário marcado por aversão a risco nos mercados financeiros, embalada por temores de desaceleração global. Somam-se ao quadro incertezas ligadas a disputas comerciais e à normalização das taxas de juros em algumas economias avançadas, avaliou o presidente do BC.

Conforme apresentação divulgada no site do BC, Ilan disse que instituições ainda "sob construção" nos países emergentes tendem a ampliar os choques, aumentando a volatilidade no mercado de câmbio, na inflação e no crescimento da produção.

Nos países emergentes, a política fiscal está frequentemente sob stress e os bancos centrais precisam constantemente aprimorar sua credibilidade, disse Ilan.

"Os governos das economias emergentes devem se concentrar em continuar a promover reformas estruturais destinadas a melhorar fundamentos e aumentar a resiliência de suas economias", afirmou o presidente do BC. "Amortecedores devem ajudar a suavizar o caminho de ajustes", completou.

Falando especificamente sobre o Brasil, ele voltou a indicar a existência de amortecedores para choques, em referência ao "robusto" balanço de pagamentos do país, regime de câmbio flutuante, nível "adequado" de reservas e baixos níveis de inflação, com expectativas bem ancoradas para o avanço de preços na economia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade