Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil pode ter leilão áreas produtoras de petróleo da União em 2025, diz PPSA

29 mai 2025 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários

O governo brasileiro poderá realizar ainda este ano o primeiro leilão de áreas petrolíferas em produção não contratadas no pré-sal, afirmou a diretora técnica da Pré-sal Petróleo S/A, a empresa que representa os interesses da União na importante área produtora.

Na véspera, o governo enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei que autoriza a venda de petróleo, inclusive de áreas "não contratadas" na região do pré-sal, segundo publicação no sistema da Câmara dos Deputados.

O governo prevê que a receita gerada com o leilão possa atingir cerca de R$15 bilhões, segundo estimativa do Ministério da Fazenda.

A Reuters informou em abril que o governo estava preparando um leilão extraordinário de áreas não contratadas do pré-sal para reforçar a arrecadação, podendo envolver os campos de Tupi, Mero e Atapu.

O certame deve atrair o interesse da Petrobras, que é operadora nos campos.

Tabita Loureiro, diretora técnica na PPSA, lembrou que o Brasil realizará ainda leilões tradicionais de áreas exploratórias no pós e pré-sal.

"Hoje o edital foi publicado, e a gente está com 13 áreas lançadas (para o pré-sal), já temos mais 13 aprovadas pelo CNPE aguardando manifestação".

Ela afirmou ainda que o país "vai ter uma oferta de óleo das áreas não contratadas do PL (projeto de lei) publicado ontem à noite".

O texto enviado ao Congresso informa que o preço mínimo e os demais parâmetros do leilão serão propostos pelo Ministério de Minas e Energia e aprovados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade