Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BCE ainda tem terreno a cobrir, mas aperto está funcionando, diz Lagarde

1 jun 2023 - 08h51
Compartilhar
Exibir comentários

A inflação na zona do euro continua muito alta, então é necessário um maior aperto na política monetária do Banco Central Europeu (BCE), mesmo que haja um crescente número de evidências de que as altas de juros anteriores estão começando a fazer efeito, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, nesta quinta-feira.

O BCE elevou os juros em um total de 375 pontos-base desde julho e basicamente prometeu outro aumento em junho, apesar de novos dados mostrando que a inflação diminuiu muito mais do que o esperado em maio, para 6,1%.

"Hoje, a inflação está muito alta e deve permanecer assim por muito tempo", disse Lagarde em um discurso.

"É por isso que subimos os juros no ritmo mais rápido de todos os tempos - e deixamos claro que ainda temos terreno a cobrir para levar os juros a níveis suficientemente restritivos", acrescentou.

Esses aumentos já estão elevando as taxas bancárias "com força" e ainda há muito aperto por vir, mas o BCE não tem certeza da força que terá a transmissão de sua política monetária, disse Lagarde.

"Portanto, precisamos continuar nosso ciclo de alta até estarmos suficientemente confiantes de que a inflação está no caminho certo para retornar à nossa meta em tempo hábil", disse ela, referindo-se à meta de inflação de médio prazo do banco de 2%.

Embora muitas autoridades já tenham colocado na mesa um aumento dos juros em julho antes mesmo da reunião de 15 de junho, alguns economistas disseram que os dados positivos sobre a inflação divulgados nesta quinta-feira podem significar o fim dos aumentos já neste mês.

Este ainda não é o cenário principal, no entanto, de acordo com os investidores, que ainda precificam mais dois aumentos de juros, e as autoridades raramente mudam suas opiniões a partir de um único dado.

"Não há evidências claras de que a inflação subjacente tenha atingido o pico", disse Lagarde. "Os mercados de trabalho na zona do euro estão apertados e os trabalhadores têm um poder de barganha considerável, que estão começando a usar para recuperar essas perdas."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade