PUBLICIDADE

Agrishow é marcada por drones e aplicativos de tecnologias agrícolas

Ao longo de cinco dias, as principais empresas e marcas do setor estão apresentando soluções inovadoras para o mercado agricultor

28 abr 2022 - 12h30
(atualizado em 8/5/2024 às 10h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: DJI

Seja por terra e, também, pelo ar, a expansão do agronegócio desconhece fronteiras. São inúmeras inovações capazes de transformar o mercado agrícola, todas reunidas na maior na Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Entre os lançamentos de produtos e sistemas, é possível observar o investimento das empresas em inteligência artificial e novas máquinas para aumentar a eficiência da produção agrícola. 

Entre os destaques, estão aplicativos com sistemas de ponta e equipamentos com avançada tecnologia embarcada para distribuir agroquímicos, nutrientes e fertilizantes na lavoura. Pulverizadores em barra ou autopropelidos, totalmente automatizados, também aparecem para otimizar a produção e a precisão na aplicação.

Foto: Agridrones

A DJI é uma das maiores fabricantes de drones do mundo e em 2012 fundou a DJI Agriculture, focada em fornecer soluções inteligentes por meio da tecnologia de drones, facilitando o desenvolvimento e a inovação agrícola em escala global. Por intermédio da distribuidora Agridrones, a DJI está presente na Agrishow 2022 com exibição do drone Agras T30.

Entre os destaques do modelo temos 16 bicos de pulverização para maior cobertura e distribuição uniforme, capacidade de percorrer 40 acres por hora, carga máxima de 40kg, 30L, sistema de radar esférico, resistência IP67 à água, câmeras FPV duplas para monitoramento na parte da frente e de trás do drone e plataforma na nuvem Smart Agriculte.

Soluções de pulverização agrícola

Se o assunto é novidade em pulverização, a Arpac é referência. A marca, que tem como objetivo oferecer mais precisão para o campo por meio do desenvolvimento e da operação de drones que monitoram a qualidade da lavoura, mostra como ao utilizar um drone, ao invés de avião, pode economizar agrotóxicos, já que a pulverização é muito mais precisa, além de ecológica. Foram economizadas 90 toneladas só no ano passado, segundo a empresa.

Foto: Agro Scout

O drone também está presente na tecnologia oferecida pelo serviço da Agro Scout. No caso desta startup israelense de detecção de pragas, a estrela é um software com Inteligência Artificial que utiliza qualquer drone para mapear detalhadamente uma plantação, descobrindo até mesmo um pequeno inseto, seu nome e em que fase de vida ele se encontra.

Com o serviço da Agro Scout você identifica pragas na sua lavoura
Com o serviço da Agro Scout você identifica pragas na sua lavoura
Foto: Agro Scout

Com capacidade de 3000 e 4000 litros, o Imperador da Stara gera maior controle e estabilidade na pulverização. Com isso o produtor consegue usar 58% a mais de calda sobre o alvo. Suas barras atingem até 36 metros de área cultivada e seu vão de dois metros pode chegar até três metros de altura. Isso é uma vantagem para o produtor rural que pode usar o equipamento para fazer o manejo das culturas do início ao fim do cultivo. 

Outra novidade que a Agrishow traz no segmento de pulverização são os equipamentos também em barra das séries MF 530R e 535R da Massey Ferguson. Com capacidade de 3000 e 3500 litros de produtos respectivamente consegue aplicar os insumos em áreas de 24 metros em cana e de até 36 metros em grãos. Novidades que permitem ao produtor evitar até 73% de desperdício por aplicação. Além de toda tecnologia embarcada, outra vantagem é a altura das barras que variam entre 35 centímetros e 2,5 metros. Assim o produtor consegue um melhor manejo em diferentes culturas ou mesmo aplicar os produtos ao longo do ciclo produtivo. 

Já no segmento de equipamentos autopropelidos, o Overlander da Incomagri possui alta tecnologia embarcada, vão livre de 1,55 m, permitindo aplicações em lavouras com estágios mais avançados de cultivo. Fácil para operar, permite que o operador execute a pulverização com maior autonomia, maior rendimento, reduz as perdas por amassamento e gera maior economia de insumos.

Fertilizantes de alta qualidade

Entre os lançamentos de fertilizantes, a Adama mostra seu portfólio completo para a cultura de cana-de-açúcar e as soluções disponíveis para cereais. O nematicida Legado apresenta alta performance de controle dos principais nematoides que atacam a cultura da cana, incrementando produtividade e aumentando a longevidade dos canaviais. Tudo isso combinado à segurança de um produto com baixo perfil toxicológico. Azimut é um fungicida com modo de ação sistêmico, indicado para o controle de doenças nas culturas de soja, milho, cana-de-açúcar, entre outros. 

Já o ExpertGrow é voltado para bioestimulação dos canaviais, atuando na redução dos danos causados pelos estresses abióticos, como déficit hídrico e temperaturas extremas. Para cereais, a companhia demonstrará vantagens de Armero, Araddo, Emerge e Plethora.

A Distribuidora Agro Sarita apresenta o Estimubras, um bioestimulante feito à base de extrato de algas marinhas, hormônios vegetais, enzimas, microrganismos e nutrientes que atuam diretamente no metabolismo da planta. Seu uso amplia o desenvolvimento das folhas, fortalece as raízes, aumenta a resistência ao estresse abiótico, melhorando a qualidade dos frutos, vagens e grãos. Por ser rico em matéria orgânica, aminoácidos e nutrientes, melhora sua fertilidade, enriquecendo seu micro bioma. O resultado são cultivos mais fortes, sadios e um aumento no ganho de produtividade. Sua aplicação traz benefícios nutricionais às plantas, assegurando grãos mais resistentes e consequentemente, aumento da produtividade.

Foto: Mosaic Fertilizantes

Já a Mosaic Fertilizantes mostra soluções de formulação exclusiva que geram alto desempenho produtivo e aumento de sustentabilidade e rentabilidade das criações de gado. Vista como o caminho para a pecuária de baixo carbono, a adubação adequada de pastagens é possível com o MPasto, que fornece os nutrientes corretos para que as plantas desenvolvam raízes mais profundas e folhas mais sadias. Assim, o produto também melhora o desempenho animal e diminui a idade de abate dos bovinos, o que aumenta a rotatividade e impacta positivamente a rentabilidade do pecuarista - o rebanho tem um ganho médio de peso adicional de 200 gramas por animal por dia. 

A Ourofino Agrociência apresenta produtos para os canaviais e, também, para as culturas de soja, citrus e café. Dentre as novidades, destaque para o fungicida Poderus®, que possui duplo mecanismo de ação, proveniente da combinação de ingredientes ativos de grupos químicos diferentes. O produto oferece proteção no estágio de desenvolvimento inicial do canavial, proporcionando o estabelecimento do estande, além de ser uma excelente ferramenta para promover a sanidade foliar em períodos mais tardios, quando aplicado na parte aérea. Outra solução é o DistintoBR® com excelente transposição da palha para o solo, alta tolerância à seca e longo período residual, agindo com qualidade e segurança no manejo de gramíneas.

Monitoramento digital

A Syngenta está lançando diversas soluções de monitoramento digital de lavouras, que facilitarão a vida do produtor. Uma delas pode ser testada na própria feira: o Imagery, tecnologia baseada em imagens de satélite NDVI, que aponta as condições da plantação. Funcionando na prática, a solução possibilita a emissão de um relatório com as condições, em tempo real, da fazenda. 

Foto: Syngenta

Basta ao produtor colocar a localização de sua fazenda para receber um relatório personalizado com imagens que auxiliam a identificar as possíveis ameaças e ajuda a planejar as melhores ações no tempo certo. O Imagery viabiliza, também por meio de mapas de calor, analisar o comportamento de alguma praga, bem como sua incidência e, assim, tomar a melhor decisão.

Quando o assunto é soluções em gerenciamento de pós-colheita, a Procer se destaca ao desenvolver um sistema de controle digital de adequação ao tempo. O equipamento substitui os sistemas analógicos por sensores digitais. Na Agrishow 2022, o produtor pode conferir as operações em tempo real, por meio de um protótipo trazido especialmente para essa edição. 

Outra novidade do segmento é o G8000 da Gehaka. Um sistema de monitoramento contínuo de teores de umidade e temperatura em processos de secagem totalmente automatizado. O sistema propicia melhor resultado operacional, maximiza os ganhos qualitativos e financeiros. Além disso, oferece informações em tempo real, integrando sistemas e redes de automação industrial. 

Quer ver mais novidades dessa edição da feira que promete ser a maior do mundo? Confira outros 20 lançamentos da Agrishow 2022!

Fonte: Agrishow Feira Agrishow
Compartilhar
Publicidade
Publicidade