PUBLICIDADE

20 lançamentos da Agrishow 2022

Entre milhares de novidades de uma das maiores feiras tecnológicas do mundo, confira 20 destaques entre produtos e inovações

25 abr 2022 - 19h56
(atualizado em 8/5/2024 às 10h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Agrishow

Uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow começou nesta segunda-feira (25), reunindo as maiores marcas, empresários e apaixonados por agronomia em Ribeirão Preto/SP até dia 29.

De máquinas à agricultura de precisão, as empresas aproveitam o evento para lançar diferentes produtos e tecnologia de implementação agrícola, entre peças, equipamentos, autopeças, pneus, válvulas, motores, serviços e outros. Confira 20 destaques que separamos para você ficar de olho!

1. Agritech: tratores cabinados

O primeiro destaque da lista é a Agritech, que leva para a feira os tratores cabinados, disponíveis nas versões 1155 Standard, 1155SE cafeeiro, 1160 estreito, 1175 estreito, 1185 estreito, 1160 agrícola e 1185 agrícola. Tais modelos atendem diversas aplicações no campo como, por exemplo, as operações de pulverização. 

Além disso, garantem maior segurança e conforto nas operações do dia a dia do produtor rural. Como diferenciais estão o ar condicionado com capacidade de refrigeração de 11.800 BTU/hr, controles da cabine centralizados em um painel de fácil operação, interior espaçoso, assento ergonômico com regulagem de posição.

2. Solinftec: Inteligência Artificial no campo

Uma assistente virtual só para a agricultura? A Solinftec tem! A empresa leva para a Agrishow 2022 sua plataforma de inteligência artificial para o campo, a ALICE AI, e o primeiro robô voltado para produção de alimentos em larga escala no agronegócio, o Solix Ag Robotics. 

Durante a feira, além de mostrar a funcionalidade de seus produtos, a empresa fará o lançamento comercial do Solix, que inicialmente estará disponível para as lavouras de grãos e fibra. O Solix trabalha em conjunto com a plataforma ALICE AI, que possui uma biblioteca agro atualizada por mais de 10 bilhões de informações do campo por dia. A partir desse conjunto de dados, a inteligência artificial da Solinftec mostra ao produtor rural quando e como agir, do pré-plantio ao pós-colheita. Ótima ferramenta para tomada de decisões em logística, gestão, rastreabilidade, agronomia e robótica.

3. Netafim: área de demonstração das soluções

E que tal uma área de demonstração especial, onde os visitantes podem acompanhar o funcionamento das soluções e tecnologias da empresa? Essa é uma das principais novidades da Netafim para a Agrishow 2022! Foram implantadas algumas ruas de cana e colocadas as estruturas de irrigação por gotejamento subterrâneo. 

Outro destaque é a presença de uma máquina agrícola responsável pela enterrio dos tubos gotejadores. A irrigação por gotejamento incrementa a produtividade, aumenta a longevidade das áreas, dá estabilidade na produção, maior eficiência no uso da água, elevação da cogeração de energia, maior geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs) e diminuição dos gastos com CTT (Corte, Transbordo e Transporte).

4. Veros: potencial de produtividade

A Veros, startup de tecnologia para o agronegócio, apresenta na Agrishow 2022 uma plataforma inovadora para reduzir custos, potencializar a produtividade e contribuir no planejamento e tomada de decisão de produtores rurais e de agroindústrias. A plataforma de gestão de dados integrada para o agronegócio conta com tecnologia blockchain, o que garante segurança, confiabilidade e autenticidade das informações. A ferramenta controla, em tempo real, toda a cadeia de produção do agro, ou seja, o antes, durante e depois da porteira, com módulos de rastreabilidade e de relacionamento. A coleta de dados e os relatórios gerados comprovam os processos de qualidade e de sustentabilidade das empresas e produtores rurais que adotarem a tecnologia.

5. Eavision: drones de alta produção

Ribeirão Preto é o palco de entrada da Eavision no mercado brasileiro. A empresa leva percepção visual binocular e controle autônomo, com utilização de inteligência artificial, como a sua tecnologia principal através de drones de alta produção. Entre os benefícios estão: segurança, facilidade de operação, mais eficácia e maior eficiência, capacidade de detecção de obstáculos em qualquer tipo de terreno e adaptação ao mercado brasileiro. O sistema de visão binocular 3D oferece cobertura para todos os tipos de terrenos, com planejamento de caminho inteligente e possibilidade de uso de um sistema de pulverização exclusivo de névoa, com variação entre 20 a 250 µm, sendo aplicável a várias culturas, com distribuição bimodal de grandes gotas pulverizando direta e eficazmente.

6. Lindsay: otimização no uso de recursos

A Lindsay vem trabalhando nos últimos meses para apresentar uma proposta totalmente diferenciada e inovadora, para as suas marcas Zimmatic e FieldNET durante a Agrishow 2022. Além da exposição dos pivôs 9500P e 7500P com toda a tecnologia embarcada FieldNET, está sendo apresentada uma nova interface do FieldNET. 

Em seu estande conceito, há uma projeção imersiva, na qual o produtor tem uma experiência de tudo que está sendo desenvolvido pela marca para a irrigação nos próximos anos. Outro destaque é o FieldNET Advisor, solução que fornece ao produtor recomendações sobre o manejo da irrigação em tempo real, otimizando o uso de água e energia.

7. New Holland Agriculture: nova linha de colheitadeiras

A New Holland Agriculture apresenta na Agrishow 2022 a nova linha de colheitadeiras CR, equipadas com duplo rotor. Destaque para o sistema Intellisense, premiado internacionalmente, que realiza de maneira automática diversas regulagens da máquina, aumentando a eficiência e a produtividade em tempo real.

Foto: New Holland Agriculture

Também está presente o primeiro trator movido a biometano do mundo, que está sendo lançado comercialmente no Brasil. O T6 Methane Power dá ao produtor rural a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da fazenda, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta.

8. BTG Pactual: linha de crédito especial para empreendedores

Durante a Agrishow 2022, os empreendedores podem conhecer melhor os produtos e serviços oferecidos pelo BTG Pactual Empresas, como a linha de Crédito de Custeio Agrícola, voltado para distribuidores de insumos com até 18 meses para pagamento e garantia em grãos ou terras.

Também está disponível o financiamento para energia solar para pessoas físicas e jurídicas, que inclui equipamentos e projeto de instalação com pagamento em até 96 vezes. Assim, a Agrishow é uma oportunidade para os empresários conhecerem as soluções completas oferecidas pelo banco e o portfólio de investimentos com mais de 1.000 produtos disponíveis e atendimento 24h por dia, 7 dias por semana.

9. Mahindra: novos tratores

Foto: Mahindra

A Mahindra chega com o novo modelo 6075 E, de 80 cv de potência, foi desenvolvido para trabalhos em culturas semi adensadas como o café. Único da categoria com TDP reversora, o que garante mais segurança e agilidade ao operador. O novo trator é nacionalizado e pode ser adquirido pelas linhas de financiamento rural do governo, BDNES. Já o 6675 F, de 75 cv de potência, é ideal para atividades de pomares de frutas cítricas como laranja, maçã e frutas de caroço. 

É equipado com motor Perkins 1104D-44T com injeção mecânica, adequado às exigências MAR-1. Tem baixo consumo de combustível com alto rendimento operacional, designer arrojado, com área envidraçada frontal arredondada, ideal para acessar os “tuneis” criados pelos pomares.

10. John Deere: experiências imersivas

A John Deere apresenta um espaço tecnológico, com várias ativações, como painéis 3D com foco na experiência do cliente. A companhia mostra, por exemplo, a Experiência John Deere: uma imersão no passado, presente e futuro do agro, mostrando a evolução do setor no Brasil sob o mote “O Futuro é Agora”.

Foto: Agrishow

Em termos de produtos apresenta lançamentos, como o trator 9R, o conceito do trator autônomo, a colheitadeira X9 e a tecnologia See&Spray™, aplicada a pulverizadores. A companhia exibe recursos de conectividade e sustentabilidade que, integrados, colaboram para maior eficiência e rentabilidade da agricultura, construção e silvicultura; e demonstra ferramentas operacionais, como o Centro de Soluções Conectadas (CSC) e o Operations Center.

11. Grupo Piccin: implementos agrícolas

O Grupo Piccin lança o ADVANCE AUTO, implemento inovador, que incorpora em seu projeto recursos em versatilidade, redução do custo de operação e de manutenção. Além disso, possui alta resistência instalada dos materiais que já equipam o ADVANCED MOD. Este é o único modelo do mercado a permitir curvas, com raio de giro máximo de 25 metros na operação de descompactação a uma profundidade máxima de 550 mm. Possui controle de profundidade e espaçamento entre hastes com acionamento hidráulico e comandos na cabine do trator. Devido a facilidade de ajustes automáticos, o agricultor pode realizar a operação de descompactação de acordo com seu mapa de compactação.

12. Fendt: sistema de processamento inovador para colheitadeiras

A linha de colheitadeiras Fendt IDEAL possui como um dos principais diferenciais seu eficiente sistema de processamento, que se supera na qualidade e no manuseio dos grãos, na eficiência energética e na capacidade em uma grande variedade de condições. 

Graças ao design e ao avanço tecnológico de suas peças - o que inclui o sistema IDEALbalance™, uma bandeja de grãos dupla para uma colheita limpa -, oferece maior auxílio em áreas com declividade. A colheitadeira possui exclusivo sistema de separação e trilha helicoidal e rotor mais longo já usado em colheitadeira, com 4,84 metros de comprimento e 600 mm de diâmetro. Desta forma, todos os grãos são trilhados e separados sem afetar negativamente a qualidade da palha.

13. Case IH: máquinas conectadas

A Case IH destaca a nova era de máquinas conectadas, que combinam tecnologia, resistência, conectividade e desempenho. Os tratores Magnum AFS Connect e o Steiger AFS Connect, além da colheitadeira de grãos Axial-Flow Série 250 Automation e da colhedora de cana Austoft 9000, que contam com o sistema AFS Connect embarcado de fábrica, que permite a visualização remota, recursos de suporte à distância, um sistema que faz o monitoramento de frota, gestão agronômica e gerenciamento de dados em tempo real. A solução também agrega ferramentas como imagens de satélite, drones, piloto automático, telemetria, sistemas de aplicação e meteorologia para que o produtor tome decisões cada vez mais assertivas.

14. Avant Tecno: carregadeiras articuladas

Foto: Avant Tecno

A Avant Tecno expande sua atuação para o Brasil e apresenta sua linha de carregadeiras articuladas e acessórios de alta qualidade. As carregadeiras compactas são conhecidas mundialmente por sua multifuncionalidade incomparável: a gama de mais de 200 acessórios diferentes, o que torna as máquinas adequadas para inúmeras aplicações em diferentes campos de trabalho.

15. Jacto: máquinas para excelência na plantabilidade

Foto: Agrishow

A Jacto lança duas novas colhedoras: a automotriz K 3000, que possui reservatório de café de 2000 litros, potência de 84 cv, altura livre de colheita de 3,1 metros e capacidade de correção de inclinação lateral de até 30%; e a tracionada KTR 3000, com reservatório de café de 1800 litros. 

Outro destaque é a Uniport Planter 500, a primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil, que possui soluções diferenciadas para prover excelência em plantabilidade, alta disponibilidade de plantio, fluxo de palha mais eficiente e maior otimização do plantio com o uso de ferramentas de agricultura de precisão. Já o primeiro pulverizador autônomo brasileiro do mercado, o Arbus 4000 JAV, foi desenvolvido inicialmente para a cultura de citros.

16. Marispan: acessórios para tratores

A Marispan lança o carregador frontal M145 para tratores de 190 a 240CV de potência com carga máxima de dois mil quilos. Comporta altura máxima de 4,70 metros, autonivelante, com acople/desacople e troca rápida de acessórios. Os acessórios são concha dianteira, paleteira, plaina niveladora e guincho. A concha dianteira garante produtividade na movimentação de terra, areia, esterco, grãos, calcário e ração ou adubo a granel.

 A paleteira cumpre o atributo de rapidez na transferência de cargas paletizadas como materiais de construção, sementes ou rações. A plaina niveladora pode ser utilizada na pecuária para retirada de esterco em lotes de animais. O guincho garante versatilidade na movimentação de big bags com fertilizantes ou grãos.

17. Pinheiro Máquinas Agrícolas: 50 anos de empresa

A Pinheiro Máquinas Agrícolas mostra sua linha de produtos e celebra os 50 anos de fundação da empresa, que se destacou com o projeto de faca e contra faca “auto-afiante”, criando a PP-47 (Picadeira Pinheiro 4 a 7 toneladas/hora). 

Para atender a necessidade dos clientes, desenvolveram os desintegradores de milho e grãos, classificados como PD 1, PD 2, PD 4, PD 5, PD 6, e o caçula. Passaram a fabricar as carretas para o transporte do material picado, logo seguida pelos vagões, que já distribuem direto o material beneficiado no cocho ou na traseira da carreta para encher o silo. Depois vieram as colhedeiras em sua linha.

18. Hexagon: tecnologia de controle de motores, cilindros e válvulas

Foto: Hexagon

A divisão de Agricultura da Hexagon lança uma nova ECU (Electronic Control Unit) durante a Agrishow 2022. A tecnologia — uma unidade eletrônica de controle de motores, cilindros e válvulas, que faz a interface com sensores e atuadores em implementos agrícolas —tem como destaque a comunicação no padrão ISOBUS, permitindo a compatibilidade com dispositivos de diferentes empresas. 

O novo produto possui uma interface com tela de operação configurável — ou seja, o usuário pode decidir quais elementos gráficos serão incluídos e em quais posições eles estarão dispostos, adaptando a visualização de acordo com o que for melhor para o implemento e a operação a ser executada. A tela simples e limpa contribui para a usabilidade do ECU.

19. Grupo Fienile: iluminação artificial na lavroura

Foto: Grupo Fienile

O Grupo Fienile destaca a tecnologia Irriluce, de iluminação artificial na lavoura. A inovação utiliza módulos led acoplados ao pivô de irrigação para suplementar luz e complementar o processo de fotossíntese das plantas durante a noite trazendo inúmeros benefícios.

Na feira, estão sendo apresentados os resultados de uma pesquisa recente que estudou o impacto da suplementação luminosa na cultura da cana-de-açúcar. A tecnologia contribuiu para que na última colheita de trigo realizada em Jacuizinho, no Rio Grande do Sul, houvesse um aumento de 50% na produção. Também está em exposição o primeiro pivô de sequeiro do mundo.

20. TMA: carreta aplicadora de vinhaça

A TMA destaca a carreta aplicadora de vinhaça localizada, que está em evidência nesse momento em que a falta de fertilizante, em especial o potássio, preocupa o agro brasileiro. A carreta possui controladores de vazão e fechamento de sessão, o que permite aplicar o produto, sem desperdício, em oito linhas de cana simultaneamente. A vinhaça, rica em potássio, é subproduto do etanol. 

Da produção de cada litro de etanol, sobram 12 de vinhaça, que agora ganha mais importância nos tratos culturais da cana e deve ser usada sem desperdício. A procura pela carreta por parte das usinas triplicou desde o começo da guerra, tanto que a partir de abril a indústria priorizou a fabricação da carreta, passando de cerca de 60 ao ano, para 170.

Acompanhe a Agrishow 2022 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação de perto! É só adquirir o ingresso pelo site agrishow.com.br no valor de R$ 55 do segundo lote ou R$ 28 para meia entrada, garantida para estudantes, idosos ou outros beneficiários. Na entrada do evento, também estarão disponíveis ingressos do dia no valor de R$ 65 e R$ 33 meia entrada.

Fonte: Agrishow Feira Agrishow
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade