Netinho de Paula estreou como apresentador do Brasil da Gente, programa da Band que estreou neste domingo, 1º, criado de 'última hora' por conta da candidatura de José Luiz Datena ao senado.
Datena era dono das tardes de domingo da Band, onde apresentava o Agora É Com Datena. Por conta da legislação eleitoral, porém, não pôde continuar no ar após se tornar pré-candidato ao Senado Federal pelo Estado de São Paulo, pelo DEM.
"Eu tô muito feliz. Faz muito tempo que eu fico só nos palcos cantando pelo Brasil afora, mas não na casa de vocês para realizar sonhos, contar a história de vida do povo brasileiro e fazer as coisas que gosto de fazer", introduziu Netinho em sua primeira aparição à frente do programa.
Em seguida, complementou: "Quero agradecer muito a toda direção da Band, que me convidou para estar aqui hoje, e para que a gente iniciasse um novo ciclo de alegria, amor e paz, querendo sempre ser melhor, não tendo compromisso com nenhum erro do passado. É assim que a gente vai fazer nosso Brasil também um País melhor. Vocês hoje estão fazendo parte de um dia histórico na vida do negrão!"
Ofensa aos ateus - Em 2013, a Band foi condenada a prestar esclarecimentos no ar por conta de uma declaração de Datena em uma edição do programa 'Brasil Urgente' de 2010 que relacionou um crime ao ateísmo. Durante o programa, Datena e o repórter Márcio Campos teriam insistido em relacionar o ateísmo a um crime bárbaro que relatavam. Durante 50 minutos, de acordo com os autos do processo, fizeram uma série de declarações preconceituosas contra os ateus. “Um sujeito que é ateu não tem limites, e é por isso que a gente vê esses crimes aí”, disse Datena.
Foto: Divulgação/Band / Estadão
Ameaça falsa do PCC - Em 2003, o apresentador Gugu Liberato apresentou uma suposta entrevista com integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no programa 'Domingo Legal' onde Datena e sua família foram ameaçados de sequestro. Após a confirmação que o quadro foi armado, Datena não mediu palavras para criticar Gugu por ter deixado sua família em desespero e temendo pela sua vida. Relembre a briga.
Foto: Reprodução / Estadão
Recado de traficante - Em setembro de 2016, o 'Brasil Urgente', da Band, exibiu uma entrevista com o traficante Jarvis Chimenes Pavão, que foi gravada em um presídio no Paraguai. Ao final, o criminoso que é chamado de “novo Pablo Escobar”, mandou um abraço para o apresentador do programa Datena e disse que admira o seu trabalho.
Foto: Reprodução / Estadão
Crítica de Silvio Santos - Datena usou alguns minutos do 'Brasil Urgente' em abril de 2018 para comentar o que Silvio Santos havia dito sobre ele no domingo. Durante o quadro 'Jogo dos Pontinhos' de alguns dias antes, o dono do SBT criticou o fato de Datena sair dos programas policiais, deixando o filho no lugar, para fazer entretenimento. "Acabou com a minha semana", ironizou.
Foto: Reprodução de cena de 'Programa Silvio Santos' (2018) / SBT | Instagram / @datenareal / Estadão
Personagem da DC - O novo quadrinho da DC Comics, a quarta edição de 'Queda e Ascensão do Capitão Átomo', desenhado pelo brasileiro Will Conrad, saiu nos Estados Unidos am abril de 2017 e um personagem chamou atenção dos brasileiros, o âncora Todd. Isso porque ele é muito parecido com José Luiz Datena, apresentador do 'Brasil Urgente'.
'Convite' para posar nu - O apresentador Marcelo de Carvalho recebeu Letícia Datena, filha do jornalista José Luiz Datena, para gravação do programa 'O Céu é o Limite', da RedeTV!. A modelo foi capa da revista Playboy em 2017 e o assunto rendeu comentários durante o game-show. “Eu acho que ele ainda não viu [a revista]. A princípio ele foi um pouco contra, mas disse que confiava em mim, que iria me apoiar”, revelou Letícia, que participou do programa ao lado do cantor Maurício Manieri. Foi então que Carvalho resolveu brincar com a situação. “Datena, vamos fazer o seguinte: vamos fazer uma dupla! Posamos eu e você, aí nunca mais vai vender nenhuma revista de gente pelada na história da civilização ocidental!”, propôs o apresentador, aos risos.
Foto: Divulgação / RedeTV! / Estadão
Datena na política? - Datena na política? O apresentador José Luiz Datena é candidato ao Senado em 2018, de acordo com decisão tomada pelo próprio na quarta-feira, 27 de junho, e deve deixar a televisão em breve. Mas não é a primeira vez que um nome conhecido do grande público se candidata em uma eleição. Confira diversos outros artistas e personalidades que concorreram a cargos como vereador, deputado, senador, prefeito, governador e até presidente!
Foto: Marcos Corrêa / PR / Divulgação / Estadão
Dr. Rey - O 'médico das estrelas', que cogitou se lançar como candidato a presidente em 2018, tentou uma vaga de deputado federal pelo PSC de São Paulo. Com apenas 21.170 votos, não obteve sucesso.
Foto: Instagram / @drrobertrey / Estadão
Thammy Miranda - O filho da cantora Gretchen se lançou como candidato a vereador nas eleições de 2016, em São Paulo.
Foto: Reprodução de propaganda política / Estadão
Gretchen - A rainha do rebolado aproveitou o reconhecimento conquistado nas décadas de 1970 e 1980 para se filiar ao PPS e disputar a prefeitura de Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, com o slogan: "Itamaracá, a hora da mudança". Porém, o resultado não foi muito animador: obteve apenas 343 votos (2,85% do total dos 6.266 votos válidos).
Foto: Instagram / @mariagretchen / Estadão
Sula Miranda - A irmã de Gretchen também tentou a vida política, em vão. Conseguiu apenas 3.787 votos para deputada federal pelo PRB em São Paulo nas eleições 2014.
Foto: Instagram / @sulamiranda_oficial / Estadão
João Doria - Antes de se tornar prefeito da cidade de São Paulo, em 2016, Doria era conhecido não apenas como empresário, mas também como apresentador de TV, função que desempenhava desde o fim da década de 1980. Clique aqui para relembrar os programas que ele já apresentou.
Foto: Facebook / @jdoriajr / Estadão
Ronaldo Ésper - O estilista teve apenas 3.354 votos nas eleições de 2010, quando tentou se tornar deputado federal por São Paulo, sem sucesso.
Foto: Reprodução de propaganda política / Estadão
Pit Bitoca - Heitor Martins, ator conhecido por interpretar o personagem Pit Bitoca em quadros humorísticos ao lado de Tom Cavalcante, o Pit Bicha, lançou-se a vereador de Taubaté nas eleições de 2010, mas não foi eleito.
Foto: Reprodução de propaganda política / Estadão
Kid Bengala - Conhecido por seus filmes pornográficos, o ator Clóvis Basílio dos Santos tentou ser vereador em São Paulo pelo PV, em 2008, sem sucesso.
Foto: Divulgação / PV / Estadão
Agnaldo Timóteo - O cantor é conhecido por suas opiniões polêmicas e também por sua carreira política: foi deputado federal entre 1983 e 1996, pelo Estado do Rio de Janeiro. Em sequência foi vereador do Rio entre 1997 e 2001. Em São Paulo, anos depois, tornou-se vereador a partir de 2005, até o ano de 2013.
Foto: Reprodução de propaganda política / Estadão
Batoré - O humorista foi vereador da cidade de Mauá na legislatura de 2009 a 2012. Chegou a se reeleger, mas teve seu mandato cassado por infidelidade partidária pouco depois. Também concorreu a deputado estadual em 2010.
Foto: Reprodução de propaganda política / Estadão
Silvio Santos - O dono do SBT chegou a tentar virar presidente nas eleições de 1989, vencidas por Fernando Collor, mas, por problemas na candidatura, acabaram impedido Silvio de ir às urnas. Mesmo assim, seu nome esteve presente em inúmeras pesquisas de intenção de voto.
Foto: Reprodução de propaganda política / Reprodução de 'Jornal Nacional' (1989) / Globo / Estadão
Ricardo Macchi - O ator, que ficou conhecido pelo papel de cigano Igor na novela 'Explode Coração', tentou se tornar deputado federal pelo Rio Grande do Sul em 2014, sem sucesso. Clique aqui e veja por onde andam os atores da novela 22 anos depois de sua exibição original.
Foto: Instagram / @ricardomacchioficial / Estadão
Ex-BBBs - Jean Wyllys, campeão do 'BBB 5', é apenas um entre muitos nomes que passaram pelo programa que já tentaram ingressar na vida política. Dicésar, Diego Alemão, Maria Melillo, Cida, Dhomini, Serginho, Fael, César, Rômulo e até mesmo Caetano Zonaro, eliminado na primeira semana da primeira edição do reality, também buscaram a vida pública, sem tanto sucesso.
Foto: Instagram /@diegogasques / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Afastado da TV
Fora das telas desde 2012, quando apresentou o Programa da Gente na RedeTV!, usou suas redes sociais para comemorar o retorno à televisão.
Além de agradecer às suas fãs, a quem chama de "Netinetes", falou em tom de desabafo: "Obrigado a você que ficou chateado com alguma coisa que eu tenha feito, mas insistiu em ser um aliado. Obrigado a você que nunca gostou, mas que não perdeu a chance de se aproveitar para pisotear quando errei, afinal, foi você com seu rancor que fez com eu eu fosse à luta pra mostrar o contrário."
Agressão
Em 2005, Netinho foi acusado de ter agredido Sandra Mendes, com quem era casado, com socos. Em uma entrevista a Sonia Abrão, posteriormente, admitiu ter agredido sua ex-mulher com tapas após uma discussão.
Cassação
Assim como Datena, o cantor também se aventurou pela vida política. Foi eleito vereador pela capital paulista em 2008, e permaneceu na Câmara até 2015, quando teve seu mandato cassado por infidelidade partidária - havia trocado o PC do B pelo PDT. Netinho chegou a se candidatar a uma vaga no Senado em 2010, sem sucesso.
Nova programação
A Band dividiu o horário do Agora É Com Datena criando dois novos programas: o Brasil da Gente, a partir das 15h, que traz "concursos de talentos, atrações musicais e tributos a grandes estrelas da música", e o Agora É Domingo, com início às 18h, uma "revista sobre os temas mais importantes e debatidos na semana" com "reportagens, entrevistas, matérias especiais", segundo a emissora.
Enquanto o primeiro terá apresentação de Netinho de Paula, o segundo ficará a cargo de Joel Datena, filho do candidato.
Agora sim o domingo vai ficar legal! Netinho de Paula chega com tudo no #BrasilDaGente!