Morte de Odete e pobreza de Fátima renderam dinheiro extra a Beatriz Segall e Gloria Pires
Na ‘Vale Tudo’ de 1988, publicitários aproveitaram detalhes da trama e a popularidade das atrizes para vender produtos
A reta final de ‘Vale Tudo’ suscita uma questão: as estrelas do remake fizeram menos publicidade associada à trama do que se imaginava.
Antes da era dos influencers, os protagonistas da teledramaturgia eram mais solicitados pelas agências durante uma novela de sucesso.
A ‘Vale Tudo’ original, de 1988, rendeu um cachê extra para alguns intérpretes. Na pele da vilã Odete Roitman, Beatriz Segall recebeu uma ligação do genial publicitário Washington Olivetto.
Ele propôs um anúncio para ser publicado em jornais e revistas na véspera do misterioso assassinato da personagem. A atriz topou.
E assim nasceu uma peça que fez história: a foto de Beatriz sorridente com a mensagem ‘Faça seguro. A gente nunca sabe o dia de amanhã’.
Anos depois, em entrevista ao projeto ‘Memória Globo’, a artista revelou ter considerado a ideia muito criativa e disse que cobrou menos do que deveria.
O anúncio vinculado no dia anterior à sequência da morte de Odete Roitman:
Quem não quer ficar rico?
Gloria Pires também faturou com a popularidade de sua Maria de Fátima 37 anos atrás. Nos capítulos finais, quando a golpista estava na pior, ela surgiu nos intervalos da TV.
No começo do comercial, a atriz incorpora a gananciosa. “Eu passei o ano inteiro tentando ficar rica. Não consegui”, diz, séria. “Agora só tem um jeito: a extração de Natal da Loteria Federal.”
Na sequência, já fora da personagem, outra pincelada de humor. “São 800 milhões de cruzados. Com 800 milhões de cruzados, eu faço qualquer coisa, até papel de boazinha.”
Enigma premiado
Outra campanha ligada a ‘Vale Tudo’ foi a do caldo Maggi em parceria com a Globo. A famosa galinha azul da embalagem aparecia nos intervalos da novela contracenando com o galã da época César Filho, hoje âncora do ‘SBT Brasil’.
Os telespectadores eram incentivados a participar do concurso de cartas sobre quem era o assassino de Odete Roitman, com distribuição de prêmios em dinheiro aos acertadores.