Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Velório de Preta Gil acontece em data especial; entenda

Nesta sexta-feira, 25, ocorre o cortejo de despedida de Preta Gil no Rio de Janeiro

23 jul 2025 - 17h19
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Preta Gil morreu neste domingo, 20, nos Estados Unidos
Preta Gil morreu neste domingo, 20, nos Estados Unidos
Foto: Preta Gil ( Reprodução/Instagram) / Gávea News

O velório de Preta Gil, marcado para esta sexta-feira, 25, não representa apenas a despedida de uma artista, mas também a celebração de sua trajetória como símbolo de representatividade e resistência. Mulher negra que carrega sua cor no nome e no orgulho de suas raízes, Preta se despede em uma data carregada de significado: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, o 25 de julho também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Preta foi uma voz ativa em prol das mulheres negras. Em diversos momentos, falou abertamente sobre o combate à gordofobia, a luta antirracista, os direitos LGBTQIAPN+ e o direito das mulheres.

O velório terá início às 9h e deve finalizar às 13h, no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público -- a pedido da própria Preta. A artista também havia pedido um cortejo com trio elétrico, mas a Prefeitura do Rio não autorizou o uso de carro de som por motivos de segurança, conforme o portal Leo Dias.

Do diagnóstico de câncer ao tratamento nos EUA: entenda o quadro que levou à morte de Preta Gil:

Dia da Mulher Negra

A data remonta ao ano de 1992, quando, em Santo Domingo, República Dominicana, ocorreu o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. O intuito do encontro era denunciar não só o racismo como também o machismo ao redor do mundo. No mesmo ano, a ONU reconheceu a importância da data.

O dia foi instituído no Brasil em 2 de junho de 2014 por meio da Lei nº 12.987 como o Dia Nacional de Tereza de Banguela e da Mulher Negra, homenageando uma das mulheres negras mais importantes da história do movimento negro do Brasil.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade