Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja o que familiares e amigos famosos falaram de Preta Gil no último adeus

Cantora foi cremada nesta sexta-feira, 25, após velório aberto ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

25 jul 2025 - 17h44
(atualizado às 18h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Familiares e amigos famosos prestaram emocionantes homenagens a Preta Gil, destacando seu legado de liberdade, generosidade, inspirações e impacto cultural durante o velório no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ana Carolina, Fernanda Torres e outros famosos se despedem de Preta Gil no Rio:

Diversas personalidades da mídia compareceram ao velório de Preta Gil (1974-2025) nesta sexta-feira, 25, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para se despedir da artista. Aos prantos, amigas da cantora, como Carolina Dieckmmann e Ivete Sangalo, emocionaram aqueles que estavam no local. 

O influenciador digital Gominho, que morou por três anos com Preta Gil e acompanhou de perto a batalha dela contra o câncer no intestino, disse que ela manteve o bom humor mesmo nos dias difíceis. "Ela tentou até onde deu e isso é maravilhoso. Obviamente que é triste, mas eu estou em uma parte de celebrar a vida dela e o que vai ficar dela em mim. A alegria, a energia, o astral, os conselhos".

José Gil, irmão da cantora, foi o único da família a conversar com a imprensa nesta sexta-feira. "Tudo o que ela imaginava [para a cerimônia], eu fiz. Uma homenagem que talvez ela jamais tivesse imaginado foi o batismo do circuito de carnaval, que ela lutou tanto para organizar, para construir, para ser possível que tivesse grandes blocos. É uma mulher que fica para a eternidade", contou emocionado. 

Para Carlinhos Brown, o legado da cantora ficará marcado na história da música brasileira. "A amizade é algo eterno, não há definição, há respeito, há carinho, sobretudo porque estamos tratando da história de uma das maiores mulheres da história do Brasil", afirmou em entrevista ao Terra.  

"Ela deixa um legado especial de liberdade, que as pessoas se façam atentas às mensagens dela. Ela ensinou a se cuidar, a se libertar e vamos ter atenção, porque é um momento neste planeta que estamos vivendo, podemos até voltar, mas temos que estar aprendendo sempre. Ela deixa esse ensinamento. Está sob a luz de Deus agora", completou Carlinhos.

A atriz e apresentadora Regina Casé afirmou que a artista era uma inspiração para aqueles ao seu redor. "Ela é uma das mulheres mais importantes do Brasil. Ela libertou muita gente que estava presa, como se fosse uma prisão mesmo. E mesmo quem não estava preso, que achava que a sua vida estava boa, quando olhava para a vida da Preta, falava: 'Meu Deus, como minha vida é mixuruca. Tenho que subir o nível, tenho que ser que nem a Preta'. Porque ela é sábia, inteligente, linda e gostosa".

Criança entrega balão para Fernanda Torres e recebe abraço no velório de Preta Gil:

A diretora de televisão Amora Mautner, amiga de infância de Preta Gil, relembrou os ensinamentos da cantora ainda em vida: "A Preta fez tudo do jeito que ela queria, o tempo inteiro. Ela só fez o que era genuíno, e daí vem uma das forças dela, que é ser quem ela é, mostrar pra gente que a gente tem que ficar menos preocupado com o que os outros acham, e mais preocupado com a própria vida que acaba. Você tem uma vida. É sobre ter coragem de ser quem a gente é. Essa é a maior missão que ela deixa para todos nós", disse.

A atriz Juliana Alves destacou o impacto da Preta Gil na vida de amigos e colegas de trabalho. "O pai da minha filha Ernani [Nunes], que está aqui comigo, hoje ele é um diretor de cinema, que tem trabalhos maravilhosos graças às oportunidades que a Preta deu para ele, como produtora. Vários amigos têm histórias de generosidade dela. É muito mais difícil perder alguém assim, que transformou a vida de outras pessoas, sabe? Que impacta a vida de tanta gente. Pra mim, ela sempre foi muito inspiradora", afirmou.

Corpo de Preta Gil é levado em cortejo pelas ruas do centro do Rio:

Adeus a Preta Gil

A cantora Preta Gil morreu no domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos EUA. Conforme a equipe dela informou ao Terra, a cantora passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil. Uma ambulância foi chamada, mas ela morreu antes de chegar ao hospital. 

A cantora recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista a Ana Maria Braga, naquele ano, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas. 

Em maio de 2025, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. 

Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Müller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons e segue o talento musical da família.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade