Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Tenho medo de não ver minha neta crescer', disse Preta Gil após diagnóstico

Em entrevista dada em 2024, Preta Gil comentou sobre sua experiência de quase morte e revelou seus medos envolvendo o câncer

22 jul 2025 - 11h09
Compartilhar
Exibir comentários

Após o seu diagnóstico e início de seu tratamento contra o câncer, Preta Gil deu uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em março de 2024. Na época, a cantora revelou que recebeu um conselho de seu pai, Gilberto Gil, sobre a morte.

Preta Gil e Sol de Maria
Preta Gil e Sol de Maria
Foto: Reprodução/ Instagram / Márcia Piovesan

Em um momento difícil de seu diagnóstico, o cantor passou um ensinamento importante para sua filha. "A gente, por conta da cultura ocidental, não fala sobre a morte, mas meu pai sempre falou. Inclusive, ele tem uma música chamada 'Não Tenho Medo da Morte' que é muito forte. Eu me lembro que logo no começo eu estranhava", disse ela.

Preta teve septicemia no início do tratamento e chegou a ser ressuscitada pelos médicos. "No período que eu passei por essa experiência, meu pai foi me visitar no hospital. Eu estava muito debilitada e ainda estava correndo risco de vida e ele falava: 'se conecte com a natureza, a vida tem um fim'. Ele falou um monte de coisa que não entendi", contou ela.

"De uma maneira muito poética e afetiva, ele falou sobre eu encarar a morte. Sobre a possibilidade da finitude está chegando pra mim e que eu não tivesse medo. Obviamente que eu fiquei apavorada, mas refletindo eu fui me conectando com essa energia", confessou. "A energia da morte, ela é de vida também. A gente só morre, porque a gente vive. Então, eu comecei a pensar porque era uma realidade. Porque eu tinha medo. Eu sempre tive fé e fui muito positiva em relação ao tratamento, mas o baque foi grande", revelou.

Medo de Preta Gil

Ao falar sobre seu tratamento, Preta Gil confessou que carregou o ensinamento passado pelo seu pai, mas tinha muito medo de não ver sua neta, Sol de Maria, crescer. "Nesse período, eu tinha mais de 10 meses de tratamento pela frente. Então, eu comecei a lidar com isso. Eu te digo que mudou porque hoje eu tenho menos medo da morte. Eu tenho medo de não ver minha neta crescer, isso é uma coisa que me angustia", declarou ela. A pequena de 9 anos é filha de Francisco, filho único da cantora.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Preta Gil (@pretagil)

Márcia Piovesan
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade