'Lá dentro eu tinha certeza que estava falando muita besteira', diz Paula, ganhadora do 'BBB 19'
Campeã da 19ª edição do 'Big Brother Brasil' se envolveu em diversas polêmicas, incluindo acusações de racismo e intolerância religiosa durante sua participação no reality show
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Paula von Sperling, a ganhadora do BBB 19, conhecida por ter se envolvido em diversas polêmicas durante sua permanência no reality show da Globo, afirmou em entrevista ao programa No Ar, apresentado por Otaviano Costa, nesta quarta-feira, 8, que sabia que "estava falando muita besteira" no programa.
Questionada pelo apresentador sobre o que mais "mexeu com sua família" em sua participação no Big Brother Brasil, Paula respondeu: "No sentido negativo foram as polêmicas que tavam tendo aqui fora, que eu soube quando eu saí."
"Mas lá dentro eu tinha a dimensão que eu tava falando muita besteira, eu tinha certeza que eu tava falando besteira. Isso aí mexeu com a família inteira, porque eles ficaram desesperados tentando me ajudar a ficar dentro da casa. Mas ao mesmo tempo, será que é melhor ela continuar?'", continuou.
'Como que você vai chegar no céu sem olho?' - Em uma conversa sobre doação de órgãos no 'BBB 19', Paula fez uma declaração que gerou polêmica nas redes sociais: "Como que você vai chegar no céu sem olho? Vai tá vivo o seu coração, o seu olho, em outra pessoa aqui, e você vai estar sem, lá no céu!"
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Pensei que ia chegar o maior 'faveladão', quando vi, o cara era branquinho' - Ao contar a história de uma amiga que teria sido esfaqueada, a participante Paula foi acusada de ser preconceituosa ao falar sobre a aparência do autor do crime: "Eu pensei que ia chegar o maior 'faveladão' lá, né? Quando vi, o cara era branquinho, morou não sei quanto tempo na Austrália, no Canadá, não sei..."
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Hétero não pega Aids' - No 'BBB 10', Marcelo Dourado, que viria a ser o campeão daquela edição, deu uma declaração equivocada e que precisou ser posteriormente corrigida: "Hétero não pega Aids, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem".
'Hétero não pega AIDS' - Em 29 de março de 2010, uma decisão da Justiça Federal de São Paulo obrigou o 'BBB 10' a exibir um esclarecimento sobre a contração do vírus HIV à população. O apresentador Pedro Bial disse no ar que "as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes do programa são responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV, acesso o site do Ministério da Saúde".
Foto: Renato Rocha Miranda / Globo / Divulgação / Estadão
'As pessoas que têm ficam mais velhas, não duram mais de 40 anos, falecem, e a Aids acaba' - Durante uma conversa no 'BBB 14', o participante Cássio fez um comentário polêmico dando sua 'solução simples' sobre o problema da Aids no mundo: "O que o homem gasta de remédio pra Aids no mundo, se ele gastasse cerca de três vezes mais, apenas, em 40 anos acabava a Aids no mundo. Porque a Aids, dando pra todas as pessoas, entendeu? Ninguém pegaria. As pessoas que têm ficariam mais velhas, não duram mais de 40 anos, muitas vezes, falecem, e a Aids acaba". Na sequência, Angela respondeu: "Vamos matar todo mundo [risos] [...] Mas, gente, sabe o que mais me 'coisa'? Saber que a Aids surgiu do macaco. E que teve um idiota que foi transar com um macaco".
Foto: Reprodução de 'BBB 14' (2014) / Globo / Estadão
'Não tenho nada contra 'viado', agora, você lá e eu aqui' - Durante uma conversa que foi ao ar no 'BBB 7', em 2007, Felipe Cobra fez comentários que foram considerados homofóbicos: "Não tenho nada contra, tenho um monte de amigo 'viado', respeito, na moral, cada um com as tuas opiniões, com as tuas vontades, agora você lá e eu aqui, não entra no meu espaço não, parceiro. Não vem entrar no banheiro naquela de 'botar a mão' que vai tomar bolacha. Agora sentar pra trocar uma ideia, na moral, hoje mesmo, eu tava conversando com [...] um p*** de um amigo meu. E o cara é viado. E aí, mano? Não tem [problema]. Outra coisa é se expor, daqui a pouco você passa na rua e tem os 'viadinhos' te batendo porque você tá passando. Qual é, meu, tá louco? Na moral, sem condição."
Foto: Reprodução de 'BBB 7' (2007) / Globo / Estadão
'Homem com homem é nojento' - O participante Diego, do 'BBB 14', fez um comentário homofóbico e criticou também a adoção de crianças por casais gays: "Homem com homem é nojento. [...] Na balada, eu viro as costas e saio". Posteriormente, o apresentador Pedro Bial promoveu um debate sobre a questão entre os participantes do programa e defendeu a questão da adoção: "O desejo de ter um filho já é uma coisa rara entre casais heterossexuais. O desejo de adoção é algo precioso e muito raro. Você tem duas pessoas que têm esse desejo, essa crianças tem grandes chances de ter uma educação cheia de amor, respeito e cuidado".
'Quem nunca amarrou bombinha no rabo do gato não teve infância' - No 'BBB 19', o participante Maycon causou polêmica e foi acusado de maus tratos aos animais, sendo criticado até mesmo pela ativista Luisa Mell, após afirmar em uma conversa: "Já viu gato? Você coloca um adesivo do lado aqui no gato e ele fica andando assim [gesticula enquanto ri]. Nunca fez isso? Já amarrou bombinha no rabo dele?". Em seguida, diante de respostas negativas e reações de desaprovção, afirmou que seus colegas "não tiveram infância".
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Não faça igual a eles' - Em conversa com Diego, Maycon, do 'BBB 19', falou sobre a reação que teve quando viu Rodrigo e Gabriela, que são negros, ouvindo a música 'Identidade', de Jorge Aragão, durante uma festa: "Tava nessa cadeira, e tava o Rodrigo e a Gabi. [...] De repente senti um arrepio, começou a tocar umas músicas esquisitas, tá ligado? Aí olhei pros dois, tipo, num sincronismo legal. Achei legal, juro por Deus. De repente comecei a olhar, escutar uns negócios... Tipo assim: 'Não faça igual a eles'. Aí veio Jesus Cristo em minha mente. Não pra aqui, pra vida inteira. 'Se você fizer igual a eles, eles ganham mais força'."
Foto: Reprodução de 'BBB 19' (2019) / Globo / Estadão
'Respeito a religião, mas tenho certo medo' - Em conversa posterior, desta vez entre Maycon, Paula e Hariany, diversos internautas também apontaram intolerância religiosa. "Respeito a religião, respeito todas. Mas eu tenho certo medo. Porque já aconteceu muitas coisas comigo. [...] Fecharam os olhos, começou a tocar essas músicas e tal. Aí ela pegou e fez assim [gesticula]. Aí olhei pro lado. Olhei pro outro. Começou a ventar. Na hora começou a vir um monte de voz falando uns negócios pra mim. É porque acho que tava um pouco bêbado, e quando a gente tá bêbado, a gente fica mais vulnerável", relatou Maycon. "Falaram pra mim nem fumar o cigarro da Gabi, pra você ter ideia. Não aceita nem o cigarro", continuou, ao que foi respondido por Paula: "Os 'treco' adora cigarro e fuma pra c***, ela fuma pra c***. [...] Não vou falar o nome desse espírito aí, mas a pessoa dá a oferenda, que é cigarro pra eles...". Por fim, Maycon finalizou: "Esse tipo de pessoa sempre entra em conflito comigo. Toda vez. Sempre, sempre. Eu consegui me curar porque comecei a ir na fundação espírita de São Paulo, Allan Kardec, Chico Xavier, que é uma coisa totalmente diferente."
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 19' (2019) / Globo / Estadão
'Não sou preconceituoso, mas...' - "Sabe o que eu acho massa se o cara é gay? Ele pode ser, não sou nem um pouco preconceituoso quanto a isso. O que não gosto é aqueles caras gays chatos, que ficam tipo escandaloso, chega no lugar... Se o cara é ou não é, mas se é na dele, total, pouco importa quem ele é. Mas essas pessoas que querem aparecer na frente dos outros, eu não tenho paciência", afirmou Diego durante uma conversa com Paula e Hariany.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
As polêmicas do 'BBB 19' - A 19ª edição do 'Big Brother Brasil' está cheia de polêmicas. Espectadores acusam participantes de racismo, intolerância religiosa, homofobia e outros tipos de preconceito, gerando até mesmo a abertura de um inquérito policial. Já com o programa em andamento, Vanderson chegou a ser retirado da casa após acusações de estupro, agressão física e importunação ao pudor. Confira a seguir as principais polêmicas do 'BBB 19'.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Acusações de agressão - Vanderson foi desclassificado do 'BBB 19' após ser intimado para depor em uma delegacia no Rio de Janeiro. Três mulheres que afirmavam ter se relacionado com ele no passado fizeram acusações de estupro, agressão física e importunação ofensiva ao pudor. Ao sair da casa, afirmou: "Sei que rolaram algumas histórias estranhas, mas isso é bobagem, né? Cada um fala o que quer, mas só existe uma verdade na vida. As verdades surgirão. [...] Mentira não passa."
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Maus tratos aos animais - "Já viu gato? Você coloca um adesivo do lado aqui no gato e ele fica andando assim [gesticula enquanto ri]. Nunca fez isso? Já amarrou bombinha no rabo dele?", questionou Maycon aos colegas de confinamento. Diante das reações negativas, afirmou que eles "não tiveram infância". A declaração foi vista como uma suposta crueldade com os animais e até mesmo uma campanha para sua eliminação por parte de Luisa Mell.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Zoofilia - Maycon também entrou em outra polêmica envolvendo animais. A participante Hana criticou-o após um relato em tom de brincadeira de que ele teria perdido sua virgindade com um animal: "Não acho que é brincadeira, não. Acho isso bem sério. É horrível, você transar com animal é muito escroto, é violar os direitos dos animais. [...] O negócio de ter estuprado vaca, boi, galinha.... Isso é uma coisa que, tipo, ainda acontece muito no Brasil, é cultural, mas é aquela coisa... Isso é nojento. [...] Falar desse jeito, rindo, e achando máximo... Não tem a menor noção. Zoofilia isso. Isso é sério."
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Faveladão' - Ao contar a história de uma amiga que teria sido esfaqueada, a participante Paula foi acusada de ser preconceituosa ao falar sobre a aparência do autor do crime: "Eu pensei que ia chegar o maior 'faveladão' lá, né? Quando vi, o cara era branquinho, morou não sei quanto tempo na Austrália, no Canadá, não sei..."
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Negra linda' - Durante uma conversa sobre a cantora Iza, um comentário despretencioso de Elana acabou gerando uma discussão entre os participantes. "Ô negra linda. Linda, linda, linda", disse a piauiense. Rodrigo rebateu: "Vou te falar uma coisa: 'negra linda' é redundância. Fica a dica. Pensa". Gabriela complementou: "A 'mulher' linda. Você já falou 'que branca linda'?" Elana se mostrou desconfortável com a discussão: "Eu tenho medo de falar perto de vocês..." "Não é medo! A gente tá te ensinando", prosseguiu Gabriela.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 19' (2019) / Globo / Estadão
'Cabelo ruim' - Durante uma conversa, Paula comentou: "Eu também tenho cabelo ruim". Gabriela não gostou: "Não fala isso! Ruim é preconceito, cabelo, não". "É mania, né? Não existe... Mas quando tem umas dobrinhas assim, a gente já fala...", justificou Paula, antes que a colega encerrasse: "É, mas a gente precisa mudar isso". Posteriormente, Gabriela também conversou com Elana por conta do uso do mesmo termo.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Não faça igual a eles' - Em conversa com Diego, Maycon falou sobre a reação que teve quando viu Rodrigo e Gabriela, que são negros, ouvindo a música 'Identidade', de Jorge Aragão, durante uma festa: "Tava nessa cadeira, e tava o Rodrigo e a Gabi. [...] De repente senti um arrepio, começou a tocar umas músicas esquisitas, tá ligado? Aí olhei pros dois, tipo, num sincronismo legal. Achei legal, juro por Deus. De repente comecei a olhar, escutar uns negócios... Tipo assim: 'Não faça igual a eles'. Aí veio Jesus Cristo em minha mente. Não pra aqui, pra vida inteira. 'Se você fizer igual a eles, eles ganham mais força'."
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Abertura de inquérito - A Delegacia de Crimes Raciais e Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro abriu um inquérito para apurar possíveis casos de racismo no 'BBB 19'. Os nomes dos participantes envolvidos nas denúncias, porém, não foram divulgados.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Desclassificação por patrocínio - O lutador Fábio Kamikase chegou a ser anunciado como um dos escolhidos para o 'BBB 19' e teve vinhetas divulgadas na programação da emissora. Porém, o fato de ter omitido que era patrocinado por uma marca à produção da Globo fez com que fosse desclassificado três dias antes da estreia do programa.
Foto: Reprodução de 'BBB 19' (2019) / Globo / Estadão
'BBB 19' - O 'Big Brother Brasil 2019', mais conhecido como 'BBB 19', estreou em 15 de janeiro, mas a Globo começou a divulgar os participantes do programa apresentado por Tiago Leifert desde a tarde da quarta-feira anterior, 9. Os nomes vieram à tona durante os intervalos na programação da emissora. A 19ª edição do Big Brother Brasil está cheia de polêmicas até o momento - confira aqui.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Alan Possemai - Microempreendedor - 26 anos - Criciúma, Santa Catarina.
Foto: Reprodução de 'BBB 19' (2019) / Globo / Estadão
Alan Possemai - "Moro com minha mãe, minha irmã e quatro cachorros. Sou mais do esporte do que da noite. Faço natação, ioga, e final de semana tô sempre na praia, surfando."
Foto: Instagram / @alanpossamai / Estadão
Carolina Peixinho - Empresária - 33 anos - Salvador, Bahia.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Carolina Peixinho - Carol se considera uma influenciadora digital e diz ser viciada em celular, mas garante que não se apega a objetos. “Meu amuleto é dar bom dia para o sol”.
Foto: Instagram / @carolpeixinho / Estadão
Danrley da Silva - Estudante e vendedor - 19 anos - Rio de Janeiro
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Danrley da Silva - Nascido e criado na Rocinha, no Rio de Janeiro, Danrley vende picolés na praia. "Não sou só o primeiro da minha família a entrar em uma faculdade, mas também fui o primeiro a terminar o Ensino Médio”.
Foto: Reprodução de 'BBB 19' (2019) / Globo / Estadão
Elana Valenária - Elana afirma nunca ter ido ao cinema e conta que tomou um banho de chuveiro pela primeira vez aos 6 anos de idade.
Foto: Instagram / @elana.valenaria / Estadão
Fábio Alano - DESCLASSIFICADO - Atleta de MMA e profissional de educação física - 27 anos - Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Fábio foi desclassificado do reality show três dias antes da estreia do programa. Saiba mais aqui.
Foto: Reprodução de 'BBB 19' (2019) / Globo / Estadão
Fábio Alano - “Quanto mais tempo ficar, mais visibilidade vou conseguir e mais as pessoas vão conhecer o meu trabalho, entender o tipo de energia que o lutador emana.”
Foto: Instagram / @fkamikase / Estadão
Gabriela Hebling - Designer gráfica - 32 anos - Ribeirão Preto, São Paulo.
Foto: Instagram / @gabrielahebling / Estadão
Gabriela Hebling - "Tenho a lua em gêmeos. O negócio aqui é perigosinho".
Foto: Instagram / @gabrielahebling / Estadão
Gustavo De Léo Soares - Médico oftalmologista - 37 anos - São Paulo.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Gustavo De Léo Soares - "A prioridade na minha vida é o programa. Jamais participaria do meu sonho estando com qualquer pessoa que seja. Só participo 100% solteiro.”
Foto: Instagram / @gustavooftalmo / Estadão
Hana Khalil - Youtuber e bacharel em cinema - 22 anos - Rio de Janeiro.
Foto: Reprodução de 'BBB 19' (2019) / Globo / Estadão
Hana Khalil - Pretende fazer um santuário para animais caso seja campeã. “Não só de cachorro e gato. Também quero ter um porco, um boi, vaca, um cavalo”.
Foto: Reprodução de 'BBB 19' (2019) / Globo / Estadão
Hariany Almeida - "Acho que sou mais pra maloqueira do que pra patricinha. [...] Sou muito da zoeira, uma pessoa muito fácil de fazer amizade."
Foto: Instagram / @harialmeida_ / Estadão
Isabella Cecchi - Estudante de medicina - 24 anos - Natal, Rio Grande do Norte.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Isabella Cecchi - “O negócio tem que ser muito grande para me derrubar, porque já passei por muitas provações. As conquistas que eu tive trazem aquele gostinho de vitória.”
Foto: Instagram / @isabellacecchi / Estadão
Maycon Santos - Barman e vendedor de queijos - 27 anos - Piumhi, Minas Gerais.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Maycon Santos - "Eu vim para São Paulo para trabalhar como modelo, mas não era bem o que eu queria. Eu queria vender queijo porque dá dinheiro. O pessoal da minha cidade ganha muito."
Foto: Instagram / @msminero / Estadão
Paula von Sperling - Bacharel em direito - 28 anos - Lagoa Santa, Minas Gerais.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Paula von Sperling - “Gosto dos morenos ‘estilosinhos’ e dos surfistas malandrinhos. Eu ainda não beijei na boca esse ano!”
Foto: Instagram / @paulinhavonsperling / Estadão
Rízia Cerqueira - Jornalista - 24 anos - São Miguel dos Campos, Alagoas.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Rízia Cerqueira - “Essa vai ser a minha grande chance. Todo mundo vai ver que eu estou aqui e eu vou parar com essa ideia de que eu sou invisível."
Foto: Instagram / @riziacerqueira / Estadão
Rodrigo França - Cientista social especializado em direitos humanos e dramaturgo - 40 anos - Rio de Janeiro.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Rodrigo França - “Nós, que temos o privilégio do conhecimento, temos que ser instrumentos contra o constrangimento”. Ele garante que não quer fazer trama na casa. “Eu não saberia esquematizar."
Foto: Instagram / @rodrigofranca / Estadão
Tereza Souza - Psicanalista e técnica de enfermagem - 52 anos - Arcoverde, Pernambuco.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Tereza Souza - “Sempre quis participar do programa, mas achava que não conseguiria."
Foto: Instagram / @tereza51oficial / Estadão
Vanderson Brito - Biólogo e coordenador educacional indígena - 35 anos - Rio Branco, Acre.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Vanderson Brito - Vanderson percorre aldeias indígenas para capacitar professores em Ciências da Natureza.“Nunca imaginei estar aqui (no BBB)”.
Foto: Instagram / @vandersonbrito / Estadão
Vinicius Póvoa - Publicitário e artista plástico - 40 anos - Belo Horizonte, Minas Gerais.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Vinicius Póvoa - “Vou botar a bunda para fora para pegar um bronze.”
Foto: Instagram / @vinilcius / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Em seguida, Paula falou sobre como suas polêmicas incluenciavam na vida de sua família fora da casa: "Cada hora saía uma coisa minha aqui fora. Foi incomodando. Meus pais no trabalho, saía no jornal: ' A Paula do Big Brother entrou em mais uma polêmica', aí ficava o pessoal comentando... Minha mãe ficava toda 'assim'... Só que minha mãe sabia que não era por maldade minha".
"A vez que a Hari saiu a minha família desabou de chorar", relembrou, sobre o episódio que culminou com a expulsão da participante Hariany, sua melhor amiga no BBB, às vésperas da final.
Paula, que também foi acusada de racismo e intolerância religiosa por conta de comentários feitos no Big Brother Brasil, falou que ficou sabendo sobre as acusações por meio de sua irmã, Mônica, logo após sair da casa: "Na hora que ela falou eu falei 'O que?!'"
"Ela falou 'Ah, tem até negócio na delegacia, representaram, não sei o que...'. Fiquei um pouquinho preocupada - um pouquinho - na hora, porque eu tava mais feliz porque tinha ganhado e queria ver minha família. Depois que fui entender o que tinha acontecido", prosseguiu.
Em seguida, concluiu: "Pela 1ª vez na vida eu fui em uma delegacia igual a uma criminosa. O delegado já mandou pro Ministério Público. Já dei meu depoimento, o inquérito já foi instaurado, agora vamos ver."