Circuito Preta Gil: Prefeitura instala placas em homenagem à cantora; veja fotos
Área central do Rio, conhecida pelo carnaval de rua, ganha nome de Circuito Preta Gil; cortejo com o corpo da cantora passará pelo local nesta sexta-feira
Na noite da última quinta-feira, 24, a Prefeitura do Rio de Janeiro instalou placas na região central da cidade para homenagear a cantora Preta Gil, que morreu no domingo, 20, aos 50 anos.
A área, conhecida por receber os tradicionais desfiles de blocos de rua durante o Carnaval, foi oficialmente batizada de Circuito de Blocos de Rua Preta Gil , em reconhecimento ao legado da artista como incentivadora do carnaval carioca. Por 15 anos, ela liderou o Bloco da Preta, um dos mais populares da capital fluminense.
O circuito homenageado é justamente o trajeto por onde passará o cortejo com o corpo da cantora nesta sexta-feira, 25, após o velório aberto ao público no Theatro Municipal do Rio. O corpo de Preta Gil será conduzido em um carro do Corpo de Bombeiros até o Cemitério da Penitência, no Caju, onde ocorre uma cerimônia de cremação reservada à família e amigos, das 15h às 17h.
Por conta da cerimônia de despedida, o Theatro Municipal do Rio teve sua programação alterada. Nesta sexta-feira, não haverá visitas guiadas, e a bilheteria física funcionará em horário especial, das 15h às 19h. Uma oficina de desenho prevista para a data foi adiada para o dia 1º de agosto.
A Prefeitura também montou um esquema especial de trânsito no entorno do teatro. A partir das 19h de quinta-feira, 24, houve interdição de estacionamento e vias na Cinelândia e adjacências. O tráfego de veículos será restrito até as 18h desta sexta, 25. A operação conta com equipes da CET-Rio, Guarda Municipal, Comlurb e do Centro de Operações e Resiliência (COR), que monitora a área com 13 câmeras na Cinelândia e outras 30 ao longo do percurso do cortejo até o Caju.
Interdições e proibição de estacionamento
Proibição de estacionamento:
Das 19h de quinta, 24, às 18h de sexta, 25:
- Toda a extensão da Avenida Treze de Maio
Das 6h às 18h de sexta, 25:
- Rua Araújo Porto Alegre (toda a extensão)
- Avenida Evaristo da Veiga (entre Rua Senador Dantas e Av. Rio Branco)
Interdições ao tráfego:
Das 23h de quinta, 24 às 18h de sexta, 25:
- Avenida Treze de Maio
- Rua Manoel de Carvalho (esquina com Av. Treze de Maio)
Das 6h às 18h de sexta, 25:
- Rua Araújo Porto Alegre
Trajeto do cortejo fúnebre
Após o encerramento do velório, às 13h, o corpo de Preta Gil seguirá em cortejo fúnebre por um trajeto que percorre o circuito carnavalesco nomeado em sua homenagem. O percurso será:
Rua Araújo Porto Alegre - Av. Presidente Antônio Carlos - Rua Primeiro de Março - Av. Presidente Vargas - Av. Francisco Bicalho - Viaduto do Gasômetro - pista lateral da Av. Brasil (Caju) - Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência).
Fãs chegaram cedo ao Theatro
Fãs da cantora começaram a chegar ainda nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 25, ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em clima de emoção e respeito, os admiradores de Preta se reuniram em grupos para prestar as últimas homenagens à artista. A Prefeitura montou um caminho gradeado na praça para ordenar a fila de fãs e facilitar o fluxo do público durante a despedida à cantora.
Família descarta trio elétrico na despedida
A família Gil informou que não haverá trio elétrico ou apresentações musicais durante o velório. O esclarecimento veio após a repercussão de uma entrevista antiga da cantora, em que ela comentava, com humor, que gostaria de uma despedida em clima de festa.
Após o cortejo até o Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, ocorrerá uma segunda cerimônia reservada à família e amigos. O corpo de Preta será cremado, também atendendo a um pedido feito pela cantora.
Os últimos momentos de Preta
Segundo informações do Jornal Nacional, Preta Gil, nos últimos dias de vida, tentou retornar ao Brasil. Com o estado de saúde agravado e diante da notícia de que não havia mais possibilidades terapêuticas para seu tratamento contra o câncer, a artista manifestou o desejo de voltar para casa, reencontrar amigos e sua mãe.
No domingo, 20, ela chegou a embarcar em uma UTI aérea que a traria de volta ao País. No entanto, antes da decolagem, passou mal e morreu dentro de uma ambulância, a caminho do hospital, em Nova York, aos 50 anos.