Autor de 'Vale Tudo' revelou assassina de Odete de forma inusitada: 'Quem é a atriz mais louca do elenco?'
Assim como Manuela Dias, Gilberto Braga guardou segredo até da Globo; saiba mais
A revelação da assassina de Odete Roitman na novela "Vale Tudo" foi marcada por mistério e finais alternativos; na versão original, Gilberto Braga escolheu Cássia Kis por considerar sua personagem a mais "louca" do elenco.
A personagem Odete Roitman, interpretada por Debora Bloch, morreu na noite de segunda-feira, 6, em Vale Tudo (Globo). Segundo a autora do remake, Manuela Dias, 10 finais diferentes foram gravados para evitar vazamentos por parte da equipe e do elenco. Na versão original, Gilberto Braga adotou uma estratégia semelhante.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No livro Gilberto Braga: O Balzac da Globo, escrito por Artur Xexéo e Maurício Stycer, os jornalistas relatam como o elenco de Vale Tudo descobriu a identidade do assassino de Odete Roitman. Na trama original, a morte da bilionária foi exibida na véspera de Natal de 1988. No entanto, para impedir que a informação chegasse ao público, o elenco só soube quem era o assassino em 6 de janeiro de 1989.
Gilberto Braga chegou a escrever cinco finais diferentes, mas apenas um foi gravado. Uma conversa entre o autor e Dennis Carvalho, diretor da novela, reproduzida no livro, revela como o mistério foi desfeito: “Três dias depois, liguei para o Gilberto. Perguntei: ‘Quem é o assassino? Você mudou de novo?’. Gilberto respondeu: ‘Quem é a mulher que tem a cara de mais louca do elenco?’. O diretor [Dennis] então disse: ‘Cássia Kis’. ‘Acertou’, respondeu o autor.”
Na época, Cássia Kis demonstrou gratidão por ter sido escolhida para matar Odete. “No dia seguinte, eu estava estampada na primeira página de todos os principais jornais do país como a assassina de Odete Roitman. Foi marcante, histórico!”, lembrou a atriz em entrevista ao Memória Globo.
Já Beatriz Segall, intérprete original de Odete, ficou eternamente associada à personagem. Em 2019, também ao Memória Globo, ela comentou: “Odete Roitman é uma personagem que vai ficar na história --não por um valor meu, mas por tudo o que a novela reuniu.”