'Pequena Miss Sunshine': Como está o elenco hoje em dia?
Com muito carisma, este clássico filme familiar que celebra 20 anos se tornou um marco para o cinema independente ao vencer dois Oscars
Mesclando comédia e sentimentalismo, Pequena Miss Sunshine se tornou um marco do cinema independente. Há 20 anos, quando esse clássico chegava às telonas, seu orçamento não passava de US$ 8 milhões. Apesar disso, o longa faturou mais de US$ 100 milhões em bilheteria — e alcançou quatro indicações e duas vitórias no Oscar (Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante para Alan Arkin).
Dirigido pelo casal Jonathan Dayton e Valerie Faris, Pequena Miss Sunshine acompanha a jornada de Olive Hoover (Abigail Breslin), uma menina de 7 anos que sonha em ser miss. Quando recebe a notícia de que foi classificada para o concurso "Pequena Miss Sunshine", toda a sua família embarca em uma viagem apressada do Novo México até a Califórnia em uma Kombi amarela. Os Hoovers, entretanto, são um tanto disfuncionais, e enfrentarão suas diferenças no longo caminho a ser percorrido.
Pequena Miss Sunshine foge da narrativa familiar convencional dos cinemas, explorando a relação confusa entre os personagens com sensibilidade ao mesmo temo em que constrói uma crítica à obsessão estadunidense por sucesso e beleza. Com espírito de aventura e uma pitada de humor ácido — um avô desbocado e viciado em drogas e um adolescente que faz voto de silêncio são somente algumas das peculiaridades deste filme —, o longa tem algo especial que marcou os espectadores: um coração genuíno.
No elenco, também estrelam nomes como Greg Kinnear, Steve Carell, Toni Collette e Paul Dano. Para celebrar o aniversário desta obra icônica, o Festival de Cinema de Sundance — onde Pequena Miss Sunshine foi ao ar pela primeira vez, em 2006 — organizou uma reexibição especial do clássico. Parte do elenco marcou presença no tapete vermelho e relembrou os bastidores das gravações.
Ver essa foto no Instagram
Venha conferir o que os atores de Pequena Miss Sunshine andam fazendo atualmente!
Abigail Breslin
A estrela de Pequena Miss Sunshine, Abigail Breslin, marcou gerações por sua interpretação carismática e emocionante da pequena Olive, com apenas 9 anos. Mas sua carreira começou ainda antes: ela fazia comerciais desde os 3 anos de idade e deu seus primeiros passos nos cinemas em Sinais (2002) e Um Presente Para Helen (2004).
Em 2006, Breslin se tornou uma das atrizes mais jovens a concorrer ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante na história.
Depois deste destaque, ela participou de longas como Sem Reservas (2007) e Três Vezes Amor (2008), onde contracenou com Ryan Reynolds. Já adolescente, atuou em Noite de Ano Novo (2011), Ender's Game - O Jogo do Exterminador (2013), Álbum de Família (2013), com Meryl Streep e Julia Roberts, e Perfect Sisters (2014).
Atualmente, Breslin segue a carreira artística de forma mais discreta, com participações em Zumbilândia: Atire Duas Vezes (2019), Stillwater (2021) e Alvo Secreto (2024). Entre 2015 e 2016, foi uma das protagonistas da série Scream Queens, mas nunca repetiu o estrelato de sua infância. Breslin tem 29 anos e é casada com Ira Kunyansky.
Greg Kinnear
Greg Kinnear interpretou Richard Hoover, pai de família e homem de negócios que, apesar de toda a garra, se sente muito frustrado. Antes do sucesso de Pequena Miss Sunshine, que lhe rendeu um SAG Award, Kinnear havia atuado nos longas aclamados Melhor é Impossível (1997) — pelo qual foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante —, Sabrina (1995) e Fomos Heróis (2002).
Desde então, ele estrelou filmes de drama a ação e comédia, como A Última Música (2010), como o pai de Miley Cyrus, Zona Verde (2010), Ligados Pelo Amor (2013) e O Céu é de Verdade (2014). Kinnear teve aparições especiais na televisão em Friends e Modern Family e interpretou John F. Kennedy na minissérie The Kennedys, além de participar de Shining Vale ao lado de Courteney Cox.
Kinnear é casado com Helen Labdon desde 1999 e tem três filhas, Lily Kathryn, Audrey Mae e Katie Grace.
Toni Collette
Em Pequena Miss Sunshine, a personagem de Colette é a mãe Sheryl Hoover. Apesar de sobrecarregada, ela tenta constantemente manter a união familiar e proteger a filha, Olive.
Colette estreou carreira internacional com O Casamento de Muriel (1994), e foi reconhecida por seu trabalho em O Sexto Sentido (1999) — que lhe rendeu indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante —, As Horas (2002) e Um Grande Garoto (2002). Depois de Pequena Miss Sunshine, ela teve papéis de destaque em Hereditário (2018), Entre Facas e Segredos (2019) e em séries como United States of Tara, Reféns (2013) e A Escada (2022).
Ela continua atuando até os dias de hoje, e participou de Jurado Nº2 (2024), Mickey 17 (2025) e da série da Netflix Wayward (2025) recentemente.
Colette tem dois filhos com Dave Galafassi, Arlo Robert e Sage Florence, e foi casada com o ator de 2003 a 2022. Ela também teve uma banda com ele, Toni Collette & The Finish, que lançou um álbum em 2006 (Beautiful Awkward Pictures) escrito por Colette.
Paul Dano
Paul Dano brinca com os estereótipos do adolescente mal-humorado em Pequena Miss Sunshine, e mesmo ficando boa parte do filme em completo silêncio, ele constrói um personagem autêntico e cheio de emoção.
Dano começou sua carreira no teatro, estreando na Broadway aos 12 anos em Inherit The Wind. Em 2001, ele teve seu primeiro grande papel no cinema em L.I.E., e, com apenas 16 anos, ganhou o prêmio de Melhor Performance de Estreia no Independent Spirit Awards. Ele então fez filmes como The Girl Next Door (2004), A Balada de Jack e Rose (2005), com Daniel Day-Lewis, e The King (2005).
Após Pequena Miss Sunshine, Dano alcançou o reconhecimento internacional. Apenas um ano depois, ele estreou um dos maiores sucessos de Paul Thomas Anderson, Sangue Negro (2007), por indicação de seu antigo colega de elenco Daniel Day-Lewis. Ele ainda teve papéis notáveis em Os Suspeitos (2013), 12 Anos de Escravidão (2013), Amor e Misericórdia (2014), Swiss Army Man (2016), Batman (2022) e Os Fabelmans (2022), que lhe rendeu uma indicação ao prêmio do SAG.
Apesar de estrelar quatro longas indicados a Melhor Filme, Dano é o único membro do elenco de Pequena Miss Sunshine que até hoje não recebeu uma indicação ao Oscar.
Ele dirigiu o filme Vida Selvagem (2018) e foi foi vocalista e guitarrista da banda Mook entre 2009 e 2016. É casado com a atriz e roteirista Zoe Kazan (Doentes de Amor) desde 2007, com quem tem dois filhos.
Steve Carell
Steve Carell interpreta o tio da família, Frank Ginsberg, que enfrenta uma grave depressã e está tentando sair do "fundo do poço".
Na juventude, Carell era goleiro de hóquei no gelo, e posteriormente se formou em História na Denison University em Ohio.
Conhecido por papéis icônicos de humor e atuações dramáticas aclamadas, Carell fez sucesso como Michael Scott — papel que lhe rendeu um Globo de Ouro e várias indicações ao Emmy — na série de TV The Office. Ele também fez comédias como Todo Poderoso (2003) e O Virgem de 40 Anos (2005).
Após Pequena Miss Sunshine, Carell estrelou Amor a Toda Prova (2011), Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014) — indicado ao Oscar de Melhor Ator —, A Grande Aposta (2015) e Beautiful Boy (2018), com Timothée Chalamet. Recentemente, ele atuou no filme Asteroid City (2023), de Wes Anderson, no longa da HBO Max Mountainhead (2025) e na série da Netflix As Quatro Estações do Ano (2025).
Carell também dubla o personagem Gru na franquia Meu Malvado Favorito. Ele é casado com Nancy Carell desde 1995 e tem dois filhos, Elisabeth Anne e John. Com sua esposa, Carell também co-criou a série Angie Tribeca.
Alan Arkin
Interpretando o papel do avô rabugento e problemático, Arkin fez uma performance histórica em Pequena Miss Sunshine. O papel chegou após grandes feitos no cinema, em longas como Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! (1966) e O Coração é um Caçador Solitário (1968) — em ambos indicado ao Oscar de Melhor Ator —, Edward Mãos de Tesoura (1990), O Sucesso a Qualquer Preço (1992) e O que é isso, companheiro? (1997).
Após vencer o Oscar com Pequena Miss Sunshine, Arkin recebeu mais uma indicação da Academia por Argo (2012). Além de atuar, ele dirigiu três filmes, peças na Broadway e participou de séries como Vila Sésamo, St. Elsewhere, e, recentemente, O Método Kominsky (2018-2019). Em 2019, ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Arkin foi casado com Suzanne Newlander Arkin, com quem teve dois filhos, Adam e Matthew. Com sua segunda esposa, a atriz e roteirista Barbara Dana, teve mais um filho, Anthony. Depois, se casou novamente com Jeremy Yaffe em 1996. Ele morreu em 2023 aos 89 anos devido a uma doença cardiovascular.