Oliver Stone vai lançar documentário sobre presidente Lula no Festival de Cannes
O cineasta americano vai levar ao festival francês o filme sobre o Presidente do Brasil, destacando sua prisão e retorno ao poder
O cineasta Oliver Stone, que nos últimos anos tem se especializado em documentários sobre figuras políticas latino-americanas, como Fidel Castro e Hugo Chávez, volta suas lentes para o Brasil. Seu novo trabalho aborda o período de prisão do ex-presidente Lula, entre 2018 e 2019, e seu subsequente retorno ao poder.
Ao falar sobre o filme, ele apontou para a utilização da Operação Lava Jato para impedir Lula de concorrer à presidência e ajudar Jair Bolsonaro a se eleger. "Acho que o conceito de perseguição judicial se expandiu por todo o mundo, e tem sido usado para fins políticos, como uma arma. Foi o que fizeram com Lula", disse Stone à agência de notícias AFP.
"Puseram o Lula na cadeia, ele foi liberto e ganhou as eleições. É uma história boa, mas as pessoas não a conhecem, exceto no Brasil", completou.
Lula ficou preso por quase 18 meses, condenado por corrupção pelo juiz Sergio Moro, que em seguida foi virou Ministro da Justiça no governo Bolsonaro. Posteriormente, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações.
A filmagem deste documentário durou meses. O cineasta acompanhou o Presidente do Brasil durante esse período.
Stone é um visitante frequente do Festival de Cannes, onde já apresentou várias de suas obras. A edição deste ano do festival francês acontece entre os dias 14 e 25 de maio.