Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo filme de Almodóvar, 'The Room Next Door' recebe 18 minutos de aplausos no Festival de Veneza

"The Room Next Door", primeiro longa em inglês do diretor espanhol, também recebeu críticas elogiosas

2 set 2024 - 22h41
(atualizado em 4/9/2024 às 09h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/El Deseo / Pipoca Moderna

O novo filme de Pedro Almodóvar, "The Room Next Door", foi aplaudido por 18 minutos e 36 segundos durante sua première mundial no Festival de Veneza. O longa, que marca a estreia do diretor no cinema em inglês, emocionou o público presente na Sala Grande do Palazzo del Cinema na noite desta segunda-feira (2). Visivelmente emocionado com a recepção à obra, o diretor beijou as mãos das protagonistas, Julianne Moore e Tilda Swinton, enquanto o público aplaudia de pé.

Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra

Uma nova era para Almodóvar

Em entrevista coletiva em Veneza, Almodóvar afirmou que decidiu fazer um filme em inglês "para começar uma nova era" em sua carreira. O diretor revelou que encontrou o "veículo certo" para essa transição no meio das páginas do livro de Sigrid Nunez, "What Are You Going Through", no qual o filme é baseado. Ele também comentou que a linguagem não foi um problema, já que Moore e Swinton "entenderam exatamente o tom" que ele queria transmitir.

Drama lésbico marca estreia de Almodóvar em Hollywood:

Elenco e trama

A história segue Ingrid (Moore), uma escritora best-seller que retoma sua amizade com Martha (Swinton), uma jornalista de guerra que luta contra um câncer cervical terminal. O filme destaca a relação das protagonistas e suas diferentes abordagens sobre realidade, morte e amizade. A certa altura, a jornalista decide tomar uma pílula de eutanásia e pede que a amiga aguarde o efeito dormindo no quarto ao lado

Reflexão sobre a condição humana

Almodóvar disse que o filme aborda "o estado do planeta e o estado das pessoas", e que desejava expressar de forma clara suas opiniões sobre a eutanásia, tema central no filme após o diagnóstico de câncer terminal da personagem de Swinton. "Você deve ser o dono de sua própria experiência", afirmou o diretor.

Elogios da crítica

Além do público presente em Veneza, a crítica internacional também se encantou com o filme e com as performances das atrizes. O Deadline rotulou o primeiro longa falado em inglês do cineasta espanhol de "provocativo, vital e até radiante", em contraste com seu tema sombrio. A Variety definiu a performance de Tilda Swinton como "monumental" e ressaltou que, embora "o filme seja todo sobre a morte, na honestidade implacável com que confronta esse assunto está poderosamente do lado da vida". O jornal The Guardian o chamou de "deslumbrante".

"The Room Next Door" é o primeiro longa-metragem de Almodóvar desde "Mães Paralelas" (2021), que igualmente estreou em Veneza e rendeu à Penélope Cruz a Copa Volpi de Melhor Atriz por seu papel no filme. Este ano, Tilda Swinton e Julianne Moore são fortes candidatas ao prêmio, junto à brasileira Fernanda Torres, também muito elogiada por "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles.

Confira o trailer.

Filme-show: Por que você precisa assistir “Stop Making Sense” no IMAX? Filme-show: Por que você precisa assistir “Stop Making Sense” no IMAX?

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade