Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Truque de Virginia': fantasia de carnaval pode fazer você parecer melhor sambando? Figurinistas respondem

Terra conversou com figurinistas que defendem seus pontos de vista sobre o que é possível ou não esconder em um look da folia

2 fev 2026 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Fantasias de carnaval podem valorizar movimentos e disfarçar imperfeições, mas não são unanimidade para mascarar falta de habilidade no samba, segundo figurinistas que destacam a individualidade e conforto de cada criação.
Foto: Divulgação/Ateliê Lu Santos

Para quem está vendo das arquibancadas ou da televisão, as fantasias das musas das escolas de samba podem se resumir, no geral, a pequenas peças de roupa com muito brilho. Mas há muito mais por trás de cada figurino, que, por vezes, ainda consegue esconder imperfeições do corpo. Há também quem diga que um bom figurino dá até para mascarar a falta de habilidade no principal componente do carnaval, o samba, mas a opinião não é unanimidade.  

A influenciadora Virginia Fonseca, por exemplo, tem enfrentado críticas para provar que tem samba no pé. Ela vai estrear na Avenida neste ano como rainha de bateria da Grande Rio. Durante os ensaios, a namorada de Vini Jr. tem optado por roupas com franjas na região do quadril. 

De acordo com Luciano Santos, do Ateliê Lu Santos, localizado no Rio de Janeiro, as franjas podem ser usadas como recurso para quem não sabe “quebrar muito”. “Se você mexer um pouquinho, ela acompanha o movimento. Então, para quem está vendo, o volume está mexendo bastante”, explica. 

Mas é preciso ter cuidado. “Também não pode usar muito, porque a franja, com muita quantidade, se a gente usar muito, ela também tem a coisa do delay. Você se mexe e até o movimento dela voltar, então o excesso de franja dá a impressão de lentidão”, afirma. 

Já Bruno Oliveira, dono do ateliê que leva seu nome, discorda do colega de profissão. Figurinista desde os 11 anos de idade, Bruno não acredita que exista uma forma de “disfarçar” a falta de samba no pé porque, na visão dele, não existe sambar certo ou sambar errado.

“Na verdade, eu creio que a franja ajuda na movimentação. Mas eu não concordo com essa coisa do ‘não sabe sambar’. Para mim, o samba não é algo que tem uma cartilha de falar qual samba é bom, qual samba é ruim. Ninguém está ali dançando jazz. Então tem pessoas que vão sambar de uma forma. Tem pessoas que vão sambar de outra, tem pessoas que vão se movimentar de uma forma, tem pessoas que vão se movimentar de outra, mas eu acho que todo mundo ali tá sambando”, defende. 

Por outro lado, os dois figurinistas concordam que as fantasias podem e devem levar em consideração as demandas de cada musa. Por exemplo, o mesmo recurso das franjas pode ser usado para esconder celulites ou cobrir um pouco mais a região genital. “Os figurinos não são uma receita de bolo, cada roupa é muito específica”, afirma Bruno. 

As franjas podem ajudar a cobrir a região íntima também
As franjas podem ajudar a cobrir a região íntima também
Foto: Divulgação/Ateliê Lu Santos

Ele explica que os desenhos dos figurinos podem vir já pré-estabelecidos pelos carnavalescos das escolas ou haver uma liberdade de criação. Em ambos os casos, é necessário conversar com quem vai vestir a roupa. “O papel aceita tudo. E, às vezes, para a realidade, a gente tem que fazer adaptações para que isso fique confortável."

Dono de ateliê há 16 anos, Lu Santos dá dois exemplos de mudanças que fez nas roupas para melhorar o conforto de quem a usava. Uma cantora famosa, que ele prefere não divulgar o nome, ganhou enchimento no sutiã para dar mais volume nos seios. “Ela é toda natural, ela não tem silicone no corpo, ela é muito magrinha, ela tem um corpo ótimo. Mas, assim, é um manequim muito pequeno, então tinha um truque”, conta. 

Em outro caso, Lu precisou fazer o figurino de uma jovem de 17 anos que tinha ganhado um concurso para ser a musa da comunidade. Por se tratar de uma menor de idade, ele criou um macacão cor-da-pele com o desenho do figurino que já estava aprovado pela escola de samba.

Virginia leva professor para Espanha e continua aulas de samba antes do carnaval:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade