Quem são as rainhas de bateria das escolas do Rio de Janeiro
Famosas e passistas das comunidades estão com as coroas das agremiações no carnaval de 2026
De veteranas com anos de experiência a estreantes, o carnaval do Rio de Janeiro terá grandes nomes como rainhas de bateria neste ano. Famosas e passistas que cresceram nas comunidades das escolas deixam o público ansioso para ver as performances durante os desfiles do Grupo Especial, que acontecem na Marquês de Sapucaí dos dias 15 a 17 de fevereiro.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Assim como no último ano, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial serão divididos em três dias, do domingo a terça-feira de carnaval.
Algumas rainhas que passarão pela Avenida já são conhecidas do público, como Viviane Araújo, que detém o título da "rainha das rainhas", mas também tem quem irá mostrar o samba no pé pelos jurados pela primeira vez, como Virginia Fonseca, que fará sua estreia pela Grande Rio.
Veja abaixo quem são as rainhas das escolas do Rio:
-
Acadêmicos de Niterói
Vanessa Rangeli é a rainha de bateria da Acadêmicos de Niterói, que desfila no Grupo Especial pela primeira vez. Ela foi rainha da Inocentes de Belford Roxo no último carnaval. Vanessa é empresária e consultora fitness, criadora de um programa de emagrecimento.
-
Imperatriz Leopoldinense
Após três anos longe da coroa, Iza retomou o posto de rainha de bateria da Imperatriz para o carnaval de 2026.
-
Portela
Uma das escolas mais tradicionais do carnaval carioca, a Portela tem Bianca Monteiro como rainha de bateria. Ela desfila pela escola há 20 anos e é engajada com a comunidade, além de trabalhar como influenciadora digital e dar aulas de samba em workshops.
-
Mangueira
Evelyn Basttos é rainha de bateria da Mangueira desde 2013. Ela tinha apenas quatro anos quando desfilou pela escola pela primeira vez e já ocupava o cargo de musa aos 17 anos. Formada em história, Evelyn é presidente da escola de samba mirim Mangueira do Amanhã e também diretora cultural da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
-
Mocidade Independente
A rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel é Fabíola Andrade, esposa de Rogério Andrade, patrono da escola e considerado o bicheiro mais poderoso do Rio de Janeiro.
-
Beija-Flor
Lorena Raissa é outra rainha que veio da comunidade da escola da qual faz parte. Ela é de uma família que se dedica à Beija-Flor e, inclusive, nasceu logo após a mãe voltar de um ensaio técnico da escola. Lorena é influenciadora digital e desfilou no último carnaval grávida do primeiro filho, Gael.
-
Viradouro
Juliana Paes está de volta ao carnaval após passar anos longe da festa. A atriz já havia sido rainha de bateria da Viradouro entre 2004 e 2008 e volta a usar a coroa da escola, que pertenceu à Erika Januza nos últimos quatro anos.
-
Unidos da Tijuca
Mileide Mihaile já desfilou pela Grande Rio no carnaval carioca e foi rainha da Independente Tricolor, em São Paulo, mas assume o posto de rainha de bateria da Unidos da Tijuca em 2026. A ex-participante de A Fazenda e ex-mulher de Wesley Safadão assume o posto deixado por Lexa, que não desfilou com a escola em 2025, pois perdeu a filha pouco antes do carnaval.
-
Paraíso do Tuiuti
Mayara Lima foi coroada rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti em 2022 após viralizar nas redes sociais com um vídeo sambando em sincronia com a bateria. Ela frequenta a escola desde os 14 anos e trabalha como influenciadora digital e com aulas de samba.
-
Vila Isabel
A rainha de bateria da Vila Isabel dispensa apresentações. Sabrina Sato ocupa o cargo há 15 anos e, além de desfilar no Rio de Janeiro, também é rainha da Gaviões da Fiel, de São Paulo.
-
Grande Rio
Até mesmo quem não é fã de carnaval está na expectativa para ver a estreia de Virginia Fonseca na Marquês de Sapucaí. A influenciadora digital assumiu o lugar de Paolla Oliveira como rainha de bateria da Grande Rio, escola de samba conhecida por ter diversas famosas nos desfiles.
-
Salgueiro
Conhecida como Rainha das Rainhas, Viviane Araújo é a rainha de bateria do Salgueiro. A atriz completa 18 anos na escola em 2026 e também é rainha da Mancha Verde, de São Paulo.