Salvador terá carnaval mais longo em 2027 após mudança na programação
Festa começará ainda em janeiro e ganhará um dia extra para evitar conflito com Festa de Iemanjá
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou alterações na programação do carnaval de 2027. A principal novidade é que a festa começará mais cedo e terá um dia adicional de folia na capital baiana.
A mudança ocorre por causa da coincidência de datas entre o tradicional Pipoco e a Festa de Iemanjá, celebrada em 2 de fevereiro. Para evitar a sobreposição dos eventos, a prefeitura decidiu antecipar o Pipoco para a sexta-feira anterior e reorganizar todo o calendário do pré-carnaval.
O prefeito brincou: "Acordei mais boca de sacola do que nunca!", disse.
Segundo ele, apesar de a abertura oficial do carnaval estar prevista para 4 de fevereiro, a programação começará antes."Ano que vem, desde a sexta, dia 29 de janeiro, já vamos sentir a energia da folia, com o Pipoco de Léo Santana fazendo um Baile da Santinha em cima do trio", anunciou.
"Nós estamos pegando o Pipoco da terça-feira, que seria 2 de fevereiro, Festa de Iemanjá, e trazendo para a sexta-feira, dia 29. Então, vamos começar o carnaval em janeiro" explicou.
Com a reorganização, a programação pré-carnavalesca ficará distribuída da seguinte forma:
- Na sexta (29/01): o Pipoco de Léo Santana;
- No sábado (30/01): o Furdunço;
- No domingo (31/01): o Fuzuê;
- Na segunda-feira (01/02): “A Melhor Segunda-feira do Mundo”, com Xanddy;
- Na terça (02/02): a Festa de Iemanjá;
- Na quarta-feira (03/02): o Habeas Copos e os desfiles dos bloquinhos; e
- Na quinta-feira (04/02): abertura oficial do carnaval 2027.
O prefeito destacou que a ampliação do calendário deve trazer impactos positivos para a economia local. "O que isso representa na prática? Mais um dia de festa para o ano que vem. Mais trabalho, mais turistas na cidade, mais dias para a galera vender suas mercadorias, o dinheiro circular", afirmou.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval