Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda as desavenças e atrasos que marcaram o carnaval de Salvador em 2026

A disputa por espaço acabou se tornando a protagonista da folia e atingiu proporções nunca antes vistas, com Daniela Mercury no centro

19 fev 2026 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários
Daniela Mercury esteve no centro da polêmica em torno da ordem dos trios
Daniela Mercury esteve no centro da polêmica em torno da ordem dos trios
Foto: MáRCIO JOSé/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Parece que estamos cada vez mais distantes de viver o sonho utópico descrito na canção Baianidade Nagô. Este ano, os artistas do carnaval de Salvador pareciam estar em pé de guerra e a fantasia não durou nem os seis dias de festa, quem dirá será eterna. A disputa por espaço acabou se tornando a protagonista da folia e atingiu proporções nunca antes vistas.

No chão do circuito Barra-Ondina, os foliões foram os maiores prejudicados. Atrasos e apertos foram comuns nesta edição da maior festa de rua do planeta. Os episódios envolveram vários cantores, mas foi o nome de Daniela Mercury que se manteve no centro do início ao fim. A Rainha do Axé reivindicou que seu bloco, Crocodilo, e seu trio sem cordas assumissem a abertura dos desfiles, gerando repercussão com outros artistas e levando a própria Daniela ao choro. 

Ivete começa show de carnaval homenageando Preta Gil em Salvador: ‘Merece’:

Como funciona o carnaval de Salvador?

O carnaval de Salvador se divide em dois circuitos principais: o Dodô (Barra-Ondina) e o Osmar (Campo Grande). O primeiro, porém, tem concentrado mais público e foi onde ocorreram as tretas entre cantores. Para que os 20 a 30 trios elétricos que se apresentam em um único dia consigam desfilar de forma harmoniosa, é necessária uma grande estrutura.

Após o Farol da Barra, os trios elétricos se enfileiram de acordo com a ordem de início de cada um para o desfile. A prefeitura de Salvador não divulga oficialmente os horários de saída dos trios, apenas o horário em que o carnaval começa em cada dia. Mas divulgações não oficiais indicam que os trios saem com cerca de 15 minutos de distância de um para o outro.

A matemática é simples: o tempo é curto e se houver qualquer problema em um trio, logo, os artistas que estão no trios seguintes serão prejudicados.

Os apertos do carnaval de Salvador em 2026

Segundo o prefeito Bruno Reis (União Brasil), em coletiva à imprensa nesta quarta-feira, 18, o carnaval de Salvador teve público total de mais de 12,5 milhões de pessoas durante os seis dias de festa. No domingo, considerado o dia mais cheio, foram 1,97 milhão de pessoas apenas nos três principais circuitos, somando o Pelourinho aos outros dois mencionados anteriormente. A Barra-Ondina, sozinha, concentrou mais de 1 milhão de pessoas nesse dia. 

O “empurra-empurra” faz parte do carnaval e, até certo ponto, é mesmo gostoso. Mas perde a graça quando traz riscos à segurança dos foliões. Na quinta-feira, ainda no primeiro dia do carnaval, 600 mil pessoas estiveram no circuito Dodô. Foi o dia com mais atrações vindas de fora: Anitta, o estreante Pedro Sampaio e Ludmilla. No bloco da primeira, sem cordas, foliões foram pisoteados devido à superlotação.

Em um comentário feito no perfil do jornal A Tarde, Anitta deixou uma sugestão para resolver a questão. “Queridos, todo meu respeito e gratidão por ser sempre tão bem recebida, acolhida e respeitada na Bahia. Sei que cheguei 'ontem' aqui neste carnaval, mas se pudesse, com toda a humildade do mundo dar uma sugestão, diria que acredito que se espaçar um pouco mais o tempo entre a saída dos trios, ajudaria demais nesse problema", escreveu a cantora.

Anitta nega clima tenso com Bad Bunny: 'Tem que perguntar para quem inventou os rumores':

Briga pelo primeiro lugar da fila

Quem não costuma ter problema com a superlotação é quem sai primeiro na ordem dos trios. Em síntese, estar entre os primeiros garante mais tranquilidade ao puxador do trio, dá mais conforto aos foliões que o seguirão e também oferece a possibilidade de que o cantor faça outras apresentações após concluir o circuito. Este ano, Daniela Mercury levou a questão à Justiça. 

À imprensa, pouco antes de sair com o bloco Crocodilo, no domingo de carnaval, a artista explicou o motivo de pedir o lugar. “A única que ficou de lá até aqui, 30 anos, sou eu, com Crocodilo. Então, por que a turma está lá antes de mim? Não consigo entender de onde foi que surgiram. Foram fazendo outras mudanças, sem a nossa concordância. A gente foi avisando que não estava bom, que não era respeitoso, que não era justo”, disse, explicando que foi ela quem criou o circuito Dodô. 

Ainda na conversa, foi possível perceber que Daniela ficou um pouco emotiva, mas se controlou. No dia seguinte, porém, a cantora não conseguiu esconder. De cima do trio elétrico, ela chorou ao falar sobre a situação. Naquele dia, a pipoca de Daniela foi empurrada ainda mais para trás quando o trio de Psirico passou na frente. 

Ivete Sangalo e Daniela Mercury trocam elogios e arrastam multidão juntas em cima de trio em Salvador:

A esposa de Daniela, Malu Verçosa, que é também sua empresária, postou um desabafo no Instagram após o ocorrido. “Mulher para ser ouvida tem que lutar e ainda corre o risco de ser chamada de louca”, escreveu. 

Quem ocupa atualmente o primeiro lugar na ordem de trios na maioria dos dias é o cantor Bell Marques, que puxa diferentes blocos em todos os dias de carnaval. Em entrevista ao portal BNews, ele chamou de “fora de ética” o pedido de Daniela. “Hoje, como sair em primeiro ficou mais bacana e a televisão está ligada, todo mundo quer ir pra frente”, disse. 

O Terra buscou um posicionamento com o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), que é quem define a fila dos trios, mas não obteve resposta. Se houver, o texto será atualizado. 

O abraço de Ivete

Ivete recebeu Daniela Mercury em seu trio em Salvador
Ivete recebeu Daniela Mercury em seu trio em Salvador
Foto: Vitor Santos/ AgNews

Nos bastidores, este pareceu ter sido o carnaval das tretas. Apesar da maioria das discussões terem sido causadas por problemas da superlotação, o prefeito Bruno Reis descartou a criação de um novo circuito para os próximos anos. A fala foi feita na coletiva desta quarta, ao fazer um balanço da folia de 2026. 

Ele tem defendido que se aumente o público no Campo Grande, tradicional e mais antigo circuito do carnaval de Salvador. Na terça-feira, a avenida recebeu uma sequência de trios sem cordas de grandes artistas: Léo Santana, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, BaianaSystem e Margareth Menezes foram alguns dos nomes. O resultado foi que o circuito registrou, pela primeira vez, público maior que o da Barra, com 832 mil pessoas contra 819 mil.

Daniela Mercury recebeu, em cima do trio, o abraço de Ivete Sangalo. Com as pipocas em sequência, a rainha foi convidada por Ivete para cantar sua música É Terreiro para os foliões. Após um carnaval conturbado para Daniela, o encerramento em dupla deixou um gostinho de que a fantasia ainda resiste.

*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade