Salvador: organização monta esquema para coibir violência contra mulheres
O governo da Bahia montou um esquema especial para evitar casos de violência contra a mulher no Carnaval 2013 em Salvador. De acordo com a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), o órgão marcará presença durante a festa orientando folionas e trabalhadoras sobre o que fazer em casos de violência. Ao todo, serão 14 pessoas distribuídas nos três circuitos (Dodô, Osmar e Batatinha) para orientar as mulheres por meio de panfletagem e observação de possíveis abusos cometidos contra elas.
Os agentes da SPM vão observar, por exemplo, se existem gestantes trabalhando como cordeiras nos circuitos ou se estão usando os equipamentos de proteção individual durante o trabalho. Também serão observadas as ambulantes e possíveis excessos cometidos contra elas.
Para concentrar os atendimentos, a SPM criou o Portal da Mulher, que vai funcionar no Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), no bairro Federação. Em um projeto piloto, o CRLV funcionará todos os dias do Carnaval, das 12h às 20h.
Como a SPM não tem poder de polícia, vai trabalhar em parceria com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) para punição dos infratores.