PUBLICIDADE

Saiba onde assistir aos desfiles das escolas de samba de São Paulo

Homenageados no Anhembi vão de Adoniran Barbosa e Carolina de Jesus a Carlinhos Maia

22 abr 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Carnaval 2022: onde assistir, o que vestir, como aproveitar:

Os fãs de Carnaval podem comemorar, a espera finalmente acabou. Após mais de dois anos, o Sambódromo do Anhembi volta a ser o endereço oficial da folia a partir desta sexta-feira, 22, às 22h30. A TV Globo transmite a partir das 22h45 os desfiles das escolas de samba da capital para todo o estado de São Paulo. O Terra também fará acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece.

Quem estiver fora de São Paulo poderá acompanhar os desfiles pela plataforma de streaming Globoplay, já que os demais estados terão transmissão de tudo o que acontece no Sambódromo na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Águia de Ouro foi a campeã do Carnaval de 2020
Águia de Ouro foi a campeã do Carnaval de 2020
Foto: Roberto Sungi / Futura Press

Os desfiles de Carnaval em SP apresentarão diversidade de enredos: haverá homenagens a personalidades das artes e até da internet (de Adoniran Barbosa e Carolina de Jesus a Carlinhos Maia), narrações de episódios históricos, críticas à situação do País e celebrações da negritude e diversidade religiosa, dentre outros.

Um dos desfiles que deve trazer críticas sociais mais acentuadas é o da Gaviões da Fiel, com o enredo "Basta!", sobre as desigualdades sociais. O samba eleito foi agrupado a partir de duas composições, uma composta por uma turma liderada pelo humorista Marcelo Adnet, que fala em "pátria-mãe hostil" e "senzala Brasil".

Confira a ordem dos desfiles:

Sexta-feira (22)

22h30 - Acadêmicos do Tucuruvi

Reflexões sobre o passado, presente e futuro do carnaval, como aponta o título: "Carnavais… De lá pra cá, o que mudou? Daqui pra lá, o que será?"

23h35 - Colorado do Brás

Escritora é homenageada no enredo "Carolina de Jesus — A Cinderela negra do Canindé".

0h40 - Mancha Verde

Enredo "Planeta Água" abordará recurso natural, tanto como essencial à vida quanto elemento protagonista em diversas religiões.

1h45 - Tom Maior

Enredo "O Pequeno Príncipe no Sertão" transporta personagens do livro para o nordeste brasileiro, com inspiração na obra "O pequeno príncipe em cordel" (de Josué Limeira e Vladimir Barros).

2h50 - Unidos de Vila Maria

Desfile propõe uma reflexão sobre a solidariedade e a coletividade.

3h55 - Acadêmicos do Tatuapé

Enredo traça a trajetória do café no Brasil a partir da perspectiva de um preto velho.

5h00 - Dragões da Real

Vida e a obra de Adoniran Barbosa, com samba-enredo de onze compositores, incluindo um neto do sambista, Alfredo Rubinato.

Sábado (23)

22h30 - Vai-Vai

Retorno ao grupo especial terá a ave sagrada africana "sankofa" como inspiração, pelo simbolismo de que nunca seria tarde para voltar e buscar o que ficou esquecido.

23h35 - Gaviões da Fiel

Enredo "Basta!" aborda a desigualdade social em diferentes aspectos.

0h40 - Mocidade Alegre

Desfile contará a trajetória e obra da cantora Clementina de Jesus.

1h45 - Águia de Ouro

Atual campeã promete um cortejo de exaltação à diversidade étnica e cultural brasileira e contra a intolerância religiosa.

2h50 - Barroca Zona Sul

Enredo enfoca o Zé Pilintra, o malandro-boêmio considerado como entidade por religiões brasileiras de matriz africana.

3h55 - Rosas de Ouro

Rituais e caminhos para a cura dos males — pelas mãos, pela alma ou pela mente — guiarão o desfile.

5h00 - Império de Casa Verde

Desfile viaja dos "primórdios da humanidade" até os influenciadores digitais para falar sobre "o poder das comunicações", com o influenciador digital Carlinhos Maia como homenageado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade