PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Pesquisa: o brasileiro está perdendo interesse pelo Carnaval?

Estatísticas indicam que apenas 5% dos comentários sobre o Carnaval 2024 foram positivos

5 mar 2024 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Visual Electric

O Carnaval é um dos maiores eventos a céu aberto do mundo e, ao longo dos séculos, se tornou uma tradição cultural que atrai milhões de turistas para o País. Seja na Sapucaí, nos bloquinhos de rua ou viajando, o brasileiro sabe como comemorar o carnaval. Por isso, a data é um dos feriados mais aguardados do ano, gerando milhares de comentários nas redes sociais. 

Pensando nisso, a Timelens, consultoria de negócios baseada em dados e insights do ecossistema FutureBrand, analisou 3 mil menções entre os dias 16 de janeiro e 16 de fevereiro para entender quais foram as percepções dos brasileiros sobre o carnaval de 2024. A começar pela análise de sentimentalização feita a partir das citações referentes ao carnaval nas redes sociais, foi possível mensurar que 74% dos usuários se apresentaram neutros diante da data, 21% expressaram algum comentário negativo e 5% se mostraram positivos.

Mas, ao contrário do que se pode pensar, essa neutralidade do público diante da data não significa indiferença. De acordo com a categorização das menções feitas na internet sobre o evento, os brasileiros estão preocupados em manter as tradições e valores culturais do carnaval: 56% dos internautas falaram sobre a importância da data para a cultura brasileira.

Outros 22% comentaram sobre os desfiles das escolas de samba e os resultados das apurações, 14% citaram a falta de produtividade e da dificuldade com rotina no pós-carnaval e apenas 5% registaram suas experiências pessoais durante a celebração.

Ao observar as pesquisas relacionadas ao carnaval no último mês, é possível perceber os esforços das marcas em se manterem relevantes durante o período. O Burguer King teve um aumento de 5.000% em buscas online, devido a parceria com a marca Stanley. A ação Brahma Phone também rendeu um crescimento de 3.250% no interesse pela marca de bebida.

A cobertura do Carnaval 

Sobre a cobertura do Carnaval, 46% das notícias que saíram na imprensa sobre o tema estavam relacionadas a alguma ocorrência durante o período, como ações policiais e acidentes. Outros 44% destacaram a celebração da data, como as festas nos blocos de rua e as diferentes comemorações do feriado pelo Brasil.  

O carnaval pode ser visto como uma ferramenta de expressão social, que faz parte da identidade e da história do Brasil. Os dados da Timelens demostram que os brasileiros ainda estão engajados, porém sentem necessidade de se reconectar com a essência da data. 

Os achados podem sinalizar uma oportunidade para marcas em contribuir para que o público reconstrua essa relação. Marcas que possuem valores semelhantes ao do carnaval – alegria, diversão, celebração e união – são bem recebidas pelos foliões e acabam fazendo parte da festa. 

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade