Morre dono de restaurante italiano que 'inventou' Tiramisù
Apesar de discussões, Le Beccherie popularizou sobremesa
Morreu neste sábado (30), aos 93 anos, Ado Campeol, dono do restaurante "Le Beccherie", em Treviso, apontado como o local que inventou a famosa sobremesa Tiramisù. A causa do falecimento não foi informada pela família, que se limitou a dizer que o funeral será realizado no dia 2 de novembro.
Apesar de muitas dúvidas sobre a origem do doce, o que não deixa dúvidas é que foi ali que o doce se popularizou nos anos 1960.
Segundo diversos estudos, Ado e sua esposa Alba pegaram a receita do sbatudin e adicionaram mascarpone para servir aos clientes.
No entanto, os Campeol nunca ficaram brigando pela origem da receita o que provocou diversas variações da sobremesa. Na década de 1970, a Accademia Italiana della Cucina certificou a criação da família.
Pouco depois, em 1981, o especialista em gastronomia Giuseppe Maffioli escreveu sobre o Tiramisù, que ainda não era conhecido nacionalmente, e afirmou que o prato foi criado no "Le Beccherie".
Além do doce, a família é considerada uma das mais importantes na popularização de pratos tradicionais de Treviso e região.
"Com Ado Campeol, Treviso perde uma outra estrela de sua história enogastronômica. A sua longa atividade de dono de restaurante e as suas 'Beccherie' atravessaram décadas do que há de melhor na tradição local, feita de acolhimento, qualidade e daquele sorriso largo que nunca faltava em seu rosto", afirmou o governador da região do Vêneto, Luca Zaia.
"Em seu restaurante, graças à intenção e à criatividade de sua esposa, nasceu um dos doces mais famosos do mundo como o Tiramisù, certificado pela Accademia Italiana della Cucina", acrescentou ainda. .