Obra inédita de Fernando Pessoa será lançada em edição digital na Itália
'Duque de Parma' começou a ser escrito em 1908, mas nunca foi terminado
Uma obra inédita do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) será lançada na próxima semana em edição digital, graças ao trabalho de pesquisadores da Universidade de Parma, na Itália.
Os responsáveis pelo projeto apresentarão o novo texto durante uma conferência internacional agendada para os dias 23 e 24 de fevereiro, na cidade localizada na região da Emilia-Romagna.
A obra, escrita em inglês, já era conhecida por especialistas, mas nunca havia sido publicada na íntegra. Intitulada "O Duque de Parma", trata-se de uma tragédia do autor lusitano.
Um dos aspectos mais curiosos da peça é que Pessoa começou a escrevê-la em 1908, mas nunca a concluiu definitivamente. O escritor, contudo, jamais a abandonou, continuando a trabalhar nela até 1935, ano de sua morte. Ao todo, deixou 170 manuscritos relacionados à obra, hoje integrados ao seu famoso acervo de inéditos.
O texto ganhou forma editorial graças ao trabalho do especialista Enrico Martines, professor de literatura portuguesa e brasileira e de língua portuguesa na instituição italiana. A edição foi preparada ao longo de dois anos, em colaboração com João Dionísio, da Universidade de Lisboa, e Jerónimo Pizarro, da Universidade de Bogotá.
O "Duque de Parma" é um drama em cinco atos ambientado na Itália renascentista, tendo a loucura e o sexo entre seus temas centrais.
Para Martines, a obra não é apenas um exercício juvenil de Pessoa em tentativa de imitar o poeta e dramaturgo britânico William Shakespeare, mas "um ponto de referência fundamental que o acompanhou ao longo da vida", além de apresentar um protagonista problemático, marcado por uma certa "atitude misógina". .