Tela reproduz 'O Juízo Final' na Capela Sistina em meio a restauração
Manutenção de afresco de Michelangelo não irá interferir em visitas ao local
Uma tela com a reprodução de "O Juízo Final", obra-prima de Michelangelo, foi instalada na Capela Sistina de modo a cobrir o trabalho original, que passa por manutenção, informou o governo da Cidade do Vaticano nas redes sociais.
No início de fevereiro, a administração dos Museus Vaticanos anunciou o início da restauração no afresco renascentista no altar da Capela Sistina, que deverá durar três meses, sem interromper as visitas ao espaço religioso.
Atrás da tela, membros do Laboratório de Restauração de Pinturas e Materiais de Madeira dos Museus Vaticanos fazem os reparos na pintura de Michelangelo Buonarroti (1475-1564), que recebeu sua última intervenção em 1994.
O trabalho de Michelangelo "está agora no centro de uma campanha específica de manutenção devido à presença de um extenso véu esbranquiçado, produzido pela deposição de micropartículas de substâncias estranhas transportadas pelo ar, que ao longo do tempo atenuaram os contrastes de claro-escuro e uniformizaram as cores originais do afresco", explicou Paolo Violini, chefe da equipe de restauração.
Há tempos, as pinturas na Capela Sistina são alvo de atividades constantes de conservação, tendo em vista o elevado número de visitantes.