0

Itália escolhe 'Notturno' para Oscar de melhor filme estrangeiro

Documentário de Gianfranco Rosi fala sobre vida no Oriente Médio

24 nov 2020
11h51
atualizado às 12h03
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O documentário "Notturno", de Gianfranco Rosi, foi o escolhido pela Itália para concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro na 93ª edição do Oscar, que será realizada em abril de 2021.

Filme de Gianfranco Rosi foi escolhido pela Itália para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro
Filme de Gianfranco Rosi foi escolhido pela Itália para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Estou muito feliz pela designação italiana à nomeação, também pela dupla candidatura, visto que 'Notturno' estará na disputa como melhor documentário. Estamos só no início de um longo e duríssimo caminho, mas nós já temos experiência por 'Fuocoammare'. Cinco países escolheram documentários como obras propostas para a seleção do Oscar de melhor filme estrangeiro e isso é uma coisa fundamental: documentário não é mais tabu", disse Rosi à ANSA.

O documentário retrata o dia a dia nas incertezas das fronteiras entre Síria, Iraque, Líbano e Curdistão causadas pelas intermináveis guerras locais e também em meio ao poder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Foram seis meses de pesquisas, três anos de filmagem e seis meses de montagem para o longa ficar pronto.

"Notturno" concorreu ao prêmio Leão de Ouro, do tradicional Festival de Cinema de Veneza, e segue também o padrão de outra obra premiada de Rosi, o documentário "Fuocoammare", que retratava a vida de migrantes que chegam pelo Mar Mediterrâneo à ilha italiana de Lampedusa.

A obra foi escolhida pela comissão de seleção da Associação Nacional das Indústrias Cinematográficas, Audiovisuais e Multimídias (Anica) e foi confirmada por Nicola Borrelli, Simone Gattoni, Paolo Genovese, Carlo Poggioli, Cristina Priarone, Gloria Satta e Baba Richerme nesta terça-feira (24).

A lista dos 10 filmes estrangeiros pré-selecionados que competirão no Oscar será anunciada em 9 de fevereiro e os cinco finalistas, que concorrerão ao prêmio em si, será divulgada em 15 de março. O Oscar 2021 será realizado em 25 de abril por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). .
   

Veja também:

O chef premiado que valoriza peixes considerados menos nobres
Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade