PUBLICIDADE

Além da tradição! Conheça os benefícios do chimarrão

Nesta quarta-feira, 24 de abril, comemora-se o Dia do Chimarrão. Conheça os benefícios para a sua saúde desta tradicional bebida gaúcha

24 abr 2024 - 09h36
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, 24 de Abril, é comemorado o Dia do Chimarrão e do Churrasco a partir da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003. O chimarrão, além de símbolo da tradição, faz parte da herança dos índios Guaranis, sendo servido para recepcionar os visitantes de maneira acolhedora.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

Os índios colocavam a erva em recipientes parecidos com a cuia de hoje em dia, os mesmos eram feitos de taquara (Bambu), Madeira, Chifre de boi e também com o Porongo, o mais usado nos dias atuais.

Esta tradicional bebida faz parte da história do Rio Grande do Sul, mas você sabe quais são os benefícios que pode trazer para nossa saúde?

  • Estimulante: A erva-mate contém cafeína, um estimulante natural, que pode ajudar a aumentar o estado de alerta, melhorar a concentração e reduzir a fadiga mental.
  • Antioxidantes: A erva-mate é rica em antioxidantes, como polifenóis e flavonoides, que têm propriedades antioxidantes e podem ajudar a combater os danos causados pelos radicais livres no organismo.
  • Nutrientes: O chimarrão é uma fonte de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, C e E) e minerais (cálcio, magnésio, potássio, fósforo, manganês e zinco).
  • Digestão: O chimarrão é conhecido por ter efeitos digestivos, podendo ajudar na digestão de alimentos e aliviar sintomas de indigestão.
  • Hidratação: Apesar de ser uma bebida quente, o chimarrão também ajuda na hidratação do corpo, já que é consumido em grande quantidade de água quente.
  • Socialização: O chimarrão é uma bebida social, geralmente compartilhada em rodas de conversa entre amigos e familiares. Isso pode promover a interação social, a troca de ideias e o fortalecimento dos laços afetivos.
  • Relaxamento: A cerimônia do chimarrão pode ser uma oportunidade de relaxamento e momentos de tranquilidade, permitindo que a pessoa desacelere, respire profundamente e desfrute do momento presente.
  • Estimulação do sistema imunológico: Alguns estudos sugerem que a erva-mate pode ter propriedades imunoestimulantes, o que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico do corpo.

No entanto, é importante lembrar que o consumo de chimarrão deve ser moderado, pois o alto consumo de cafeína pode ter efeitos colaterais indesejáveis, como insônia, nervosismo e aumento da pressão arterial. Além disso, é importante ter cuidado com a temperatura da água utilizada para preparar o chimarrão, para evitar queimaduras. Sempre consulte um profissional de saúde antes de fazer mudanças na sua dieta ou rotina de consumo de alimentos ou bebidas.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade