PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Símbolo do 'Made in Italy', Nutella completa 60 anos

Produção do creme de avelã chega a 500 mil toneladas por ano

20 abr 2024 - 12h51
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Nutella, o popular creme de avelã vendido em todo o mundo e um dos grandes ícones do "Made in Italy", completou 60 anos.

O produto foi originado em 1964, quando a família Ferrero produziu o primeiro pote na fábrica da cidade de Alba
O produto foi originado em 1964, quando a família Ferrero produziu o primeiro pote na fábrica da cidade de Alba
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O produto foi originado em 1964, quando a família Ferrero produziu o primeiro pote na fábrica da cidade de Alba. A ideia da Nutella, contudo, nasceu nos anos 1920.

O objetivo inicial era inventar um lanche barato de chocolate para comer com pão. O fundador da empresa, Pietro Ferrero, alegava que a combinação era perfeita para os trabalhadores que iam à fábrica.

O creme de chocolate é transformado em avelã devido à grande tradição da gianduia na região do Piemonte, que é a mistura dos dois alimentos.

Em 1946, quando a Nutella chegou às lojas, ela se chamava Giantuvot e custava de quatro a cinco vezes menos que o chocolate tradicional. Além disso, o produto era vendido a peso e cortado em rodelas para rechear os sanduíches.

O creme que conhecemos nos dias de hoje se tornou realidade somente em 1951.

Quase uma década depois, Michele Ferrero, filho de Pietro, decidiu comercializar o produto em toda a Europa, mas com alterações de ingredientes, rótulo e nome. Em 1964, um ano depois dessa ação, surgiu o primeiro pote de Nutella, união do substantivo noz ou avelã e do sufixo italiano "ella".

Atualmente, 60 anos depois de seu surgimento, a produção de Nutella chega a 500 mil toneladas por ano e é vendida em pelo menos 170 países. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade