PUBLICIDADE

Brasileira que sequenciou RNA de coronavírus vira Barbie

Jaqueline foi uma das escolhidas pela Mattel para homenagem

4 ago 2021 11h28
| atualizado às 13h28
ver comentários
Publicidade

A biomédica brasileira Jaqueline Góes de Jesus foi uma das escolhidas pela fabricante de brinquedos Mattel para estrelar a nova linha da Barbie.

Nova coleção de Barbies da Mattel
Nova coleção de Barbies da Mattel
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

A cientista foi uma das responsáveis pelo sequenciamento genético do coronavírus Sars-CoV-2 dos primeiros casos de Covid-19 na América Latina.

Góes de Jesus é natural de Salvador, na Bahia, e tem formações na área de biomedicina e patologia humana.

Atualmente, é pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e estava na equipe da imunologista Ester Cerdeira Sabino, que conseguiu sequenciar o genoma do Sars-CoV-2 cerca de 48 horas depois da confirmação do primeiro caso no Brasil. Normalmente, esse processo dura em média 15 dias.

Além da brasileira, outras cinco profissionais da área da saúde, que atuaram de alguma forma na linha de frente de combate à pandemia, foram homenageadas pela Mattel:

- a médica Audrey Sue Cruz, que atua em Las Vegas (EUA) e faz uma campanha para o fim do preconceito contra profissionais da saúde asiático-americanos;

- a médica australiana Kirby White, que conseguiu desenvolver equipamentos de proteção pessoal (EPIs) reutilizáveis para equipes hospitalares;

- a professora Sarah Gilbert, líder da pesquisa britânica responsável pelo desenvolvimento da vacina anti-Covid da Universidade de Oxford/AstraZeneca;

- a médica canadense Chika Stacy Oriuwa, que luta contra o racismo no sistema de saúde do país;

- e a enfermeira norte-americana Amy O'Sullivan, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do país em 2020 e responsável por tratar o primeiro paciente com Covid-19 de Nova York. Ela também contraiu a doença e chegou a ser intubada, mas voltou ao trabalho na linha de frente da pandemia após se recuperar. 

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade